21 Setembro, 2017

TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL VOTAM ACT

Durante esta semana (17 a 22/09) trabalhadores das cooperativas Sicoob, Sicredi e Copasul estão votando as propostas de Acordos Coletivos de Trabalhos negociados pelo Sintracoop – MS. Os dirigentes sindicais estão percorrendo as cooperativas afim de recolher os votos dos trabalhadores nos seus locais de trabalho, facilitando assim, a participação de todos. “Optamos por percorrer as cooperativas de todo estado para que mais trabalhadores pudessem ter a ciência do que está sendo negociado e possa participar ativamente das decisões, pois são deliberações que irão impactar a vida deles por um ano”, afirmou o presidente do Sintracoop – MS, Gilmar de Oliveira.


Nas visitas são realizadas assembleias onde fica decidida a forma de votação, se secreta ou por aclamação. “Chegamos nas cooperativas e apresentamos o que foi negociado e então perguntamos aos trabalhadores a forma que eles preferem que seja feita a decisão. Assim, temos a certeza que estamos agindo democraticamente de acordo com a vontade dos trabalhadores”, explicou Gilmar.


Caso as propostas sejam aceitas, o Sintracoop – MS irá fechar os acordos com as cooperativas, onde não for aceita, o sindicato encaminhará a negociação para dissídio coletivo de trabalho (que é quando a justiça do trabalho decide) ou, se aprovada, greve. “Estamos fazendo da forma que consideramos mais democrática, pois estamos apenas conduzindo o processo, mas quem decide mesmo é o trabalhador, somos representantes da vontade deles. Esperamos que fiquem satisfeitos com o trabalho do sindicato. Agradecemos toda a recepção que temos recebido por onde passamos, isso mostra que os trabalhadores confiam em seu sindicato e nos deixa bastantes satisfeitos”, encerrou o presidente.

 

Veja também