18 Outubro, 2017

SINTRACOOP – DF REALIZA ASSEMBLEIA COM TRABALHADORES DO SICOOB PLANALTO CENTRAL

Os funcionários do Sicoob Planalto Central receberam os diretores do Sintracoop – DF e também seu departamento jurídico, através do Dr. Claudio Andreola, no último dia 10 de outubro afim de extrair o rol de reivindicações para a campanha salarial 2017/2018. Os dirigentes sindicais visitaram os trabalhadores no auditório do Bancoob, no setor gráfico em Brasília e realizaram a assembleia. Durante o encontro foi lida a pauta levada pelo sindicato e após ouvir os trabalhadores alguns pontos foram adequados. Na assembleia os funcionários podem sugerir itens de reajuste salarial, alimentação, seguro de vida, horas extras, banco de horas, jornada de trabalho, participação nos resultados e também outros benefícios que podem ser incluídos nas pauta, seguindo as sugestões dos trabalhadores. “Os trabalhadores expuseram algumas reivindicações e com isso ajustamos a pauta para que atendesse completamente as necessidades dos trabalhadores”, explicou o vice-presidente do Sintracoop – DF, Tony da Costa.


De acordo com o presidente do Sintracoop – DF, Waldir Ferreira da Silva, houve uma resistência por parte do patronal em relação a resposta quanto as negociações. “Estávamos tentando conversar diretamente com o patronal, porém como eles estavam relutantes e atrasando as negociações, partimos para as assembleias com os trabalhadores e foi um grande sucesso. Cerca de 76% dos trabalhadores estiveram presentes apoiando o sindicato e expondo suas reivindicações”, explicou Waldir.


Os trabalhadores foram divididos em duas turmas e aprovaram o rol que já foi protocolado com a direção da cooperativa na segunda-feira (16/10) para que a diretoria se manifeste em 10 dias. Tony ressaltou que depois da convenção que foi firmada com a cooperativa em 2006 e do aditivo firmado em 2007 os trabalhadores ficaram até o momento sem nenhum tipo de diálogo entre trabalhador e sindicato, e que, desde então, essa foi a primeira vez que os trabalhadores foram consultados acerca de suas demandas. “Depois de tanto tempo de briga sindical, até a concessão do nosso registro, foram tentadas algumas tratativas, mas por conta da dessa indefinição elas foram abortadas. Porém, agora reconhecidamente como legítimos represente dos trabalhadores, vamos atuar forte na defesa dos trabalhadores e mostrar aos trabalhadores que eles tem um sindicato atuante e realmente preocupado com a categoria”, comemorou Tony.

 

Veja também