08 Dezembro, 2017

SINTRACOOP - AL DENUNCIA COOPERATIVA POR NÃO PAGAR FUNCIONÁRIOS

O Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Alagoas - Sintracoop – AL recebeu uma queixa dos funcionários da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas que estão há mais de 3 meses sem receber salário e também por demissão em massa dos trabalhadores sem o devido pagamento das verbas rescisórias. Munidos das informações repassadas pelos trabalhadores o sindicato realizou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho no dia 10 de novembro deste ano, informando a falta de pagamento de salário, falta de recolhimento de FGTS e INSS, falta de pagamento de vale refeição, corte de plano de saúde e plano de demissão em massa de 48 funcionários. De acordo com o presidente da entidade, Raphael Miguel, o sindicato tentou intervir para tentar reverter as demissões e resolver os outros problemas, porém a cooperativa se recusou a negociar com o sindicato, o que motivou a denúncia “Quando os funcionários nos informaram o que estava acontecendo, entramos em contato imediatamente com a cooperativa que negou qualquer tipo de negociação com o sindicato da categoria, por isso tivemos que acionar a justiça para defender os direitos dos trabalhadores”, afirmou Raphael.


Na última semana os fiscais estiveram na cooperativa e comprovaram as irregularidades apontadas pelo Sintracoop – AL e ainda continuam investigando as contas da entidade, enquanto o presidente da cooperativa passeia pela Europa, o que revoltou os funcionários. “O presidente da cooperativa está em viagem para Europa enquanto os funcionários estão aqui sem ter dinheiro para pagar as contas e até para comer, pois nem o vale refeição pagaram. É muito descaso com os funcionários, mas o sindicato não irá deixar os trabalhadores na mão e vai continuar atuando nesta matéria para que ninguém saia prejudicado”, destacou o presidente.


Um reunião com representantes da cooperativa, do sindicato e do ministério público estava agendada para esta sexta-feira (08), porém por conta do feriado, foi transferida para a próxima semana.

 

Veja também