14 Dezembro, 2017

SINTRACOOP – PR COMEMORA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA

O Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas - Sintracoop – PR comemorou em 2017 seus 25 anos de fundação. Na quarta-feira (13/12) o Sintracoop reuniu em seu auditório dirigentes e funcionários para comemorar esta data tão especial para o sindicato e, principalmente, para os trabalhadores. Foi em uma assembleia na cidade de Guarapuava em 13 de dezembro de 1992 onde tudo começou, com a presença de 81 trabalhadores preocupados em melhorar a qualidade de vida do trabalhador de cooperativa e mais que isso, frear milhares de mortes que aconteciam no campo naquela época. “Quando começamos a criar a categoria, nós tínhamos dois caminhos. De se afortunar no lombo dos trabalhadores, ou de defender aqueles que trabalhavam descalços e que não tinha um sapato para colocar no pé. Faleciam pelo trabalho forçado, por doenças ocupacionais ou por acidentes de trabalho. Escolhemos o caminho mais árduo, porém o mais honesto. Nós sabíamos que a lei garantia CIPA, segurança no trabalho e muitos outros direitos, mas faltava quem cumprisse e quem fiscalizasse. E foi aí que entrou o sindicato, para defender esses trabalhadores”, lembrou o presidente do Sintracoop, Mauri Viana Pereira.


De acordo com Mauri, nesses 25 anos de trabalho, quando a categoria organizou-se em todo o país, a taxa de morte no campo caiu drasticamente, graças à atuação dos sindicatos e da Fenatracoop, que através do trabalho de base conseguia identificar as falhas nas cooperativas e garantir que o trabalhador tivesse o mínimo de dignidade e segurança em seus locais de trabalho e para isso enfrentou muitas batalhas. “As empresas em todo o Brasil compram os sindicatos para lascar com o trabalhador. Eu dormi dentro de carro, em praça pública, mas eu nunca me humilhei para pedir um centavo para quem quer que seja. O resultado do trabalho: baixamos de 500 mil pessoas que morriam em cada safra, para 3 ou 4 neste último ano. Só isso já valeu a pena. Manter a vida dos trabalhadores. Se não fosse a atuação do sindicato muitas vidas ainda continuariam sendo perdidas”, continuou.


E orgulhosos do caminho percorrido, a diretoria do Sintracoop não para de avançar nas conquistas para os trabalhadores, isso por conta de sua postura ética e desbravadora, sem medo de quem quer que seja. “Nós que somos humanos, lutamos todos os dias pensando na saúde, nos salários, nas vidas das pessoas, estamos a cada ano melhorando a vida de todos. Foram mais de 48% de aumento real no salário. Enfrentamos humilhações por todos os lados nestes 25 anos, enfrentamos duras batalhas, mas nos envaidecemos de ter conquistado tudo isso sem nunca pedirmos nada para políticos ou para patrão nenhum”, encerrou Mauri.

 

Veja também