15 Fevereiro, 2018

FENATRACOOP EDITA PORTARIA SOBRE CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

A Fenatracoop, após reunião com o conselho da entidade, editou uma portaria que regulamenta a contribuição confederativa dos trabalhadores em cooperativas e dá instruções sobre a implantação e aprovação em assembleia geral para os sindicatos filiados à Fenatracoop em todo o país.

A ideia é isentar o trabalhador de qualquer taxa que possa ser cobrada pelos sindicatos e instituir uma única cobrança, que deverá ser aprovada por, no mínimo 10% da base de representação sindical, em assembleia geral com ampla divulgação em jornais de grande circulação, site das entidades e panfletagem nas cooperativas.

A portaria foi criada com o objetivo de instruir os sindicatos filiados à federação após a nova legislação trabalhista passar a valer. “Estamos tentando manter em pé os sindicatos que realmente lutam pelo trabalhador. Sindicatos que estipulam data base, negociam instrumentos coletivos e que lutam por conquistas e benefícios em prol da categoria representada. E esses são os sindicatos filiados à Fenatracoop, sempre preocupados com o bem-estar do trabalhador. A Fenatracoop, apesar de todos os desafios impostos pela reforma trabalhista, vai continuar se mantendo como sempre esteve, ao lado do trabalhador”, afirmou o presidente da entidade, Mauri Viana Pereira.

Os primeiros sindicatos filiados a solicitarem o apoio da Fenatracoop foram o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais no Estado do Paraná - Sintracoop – PR e o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Palotina e Região - Sintrascoopa. As entidades, em parceria com a Fenatracoop, realizarão no dia 18 de março o 19° Congresso Geral da categoria, onde colocarão em pauta as orientações da federação para os trabalhadores da sua base de representação.

 

Veja também