16 Fevereiro, 2018

SINTRACOOP – AL VISITA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE XINGÓ

Diretores do Sintracoop – AL estiveram na última semana visitando mais uma cooperativa no Estado de Alagoas. A Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX fica localizada no município de Piranhas, interior do estado e possui na filial de Xingó 11 funcionários. Durante a visita os diretores conversaram com os funcionários sobra a atuação sindical, a importância do sindicato para os trabalhadores, esclareceram algumas duvidas e colocaram-se à disposição para dar o suporte necessário aos funcionários e a cooperativa com relação as questões trabalhistas. “Foi muito importante para nós, principalmente agora, em época de campanha salarial, ouvirmos as necessidades dos funcionários para que possamos atender as suas expectativas com relação as negociações. Essa proximidade entre sindicato e funcionários faz com que o trabalho seja mais efetivo, atuando sempre de acordo com as demandas dos trabalhadores”, explicou o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel.

De acordo com delegado sindical Rubens Rodrigues a recepção por parte dos trabalhadores foi excelente, assim como tem acontecido na maioria das cooperativas visitadas “Fomos muito bem recebidos na Coopex, tanto pelos funcionários quanto pela direção da cooperativa. Ficamos bastante satisfeitos em ver que a valorização e o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pelo Sintracoop – AL”, afirmou.

Pedro Irineu, diretor do Sintracoop – AL, também participou da visita e afirmou que o próximo passo, após o fechamento da Convenção Coletiva, é iniciar as negociações de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre sindicato e cooperativa. “Vamos fazer novas visitas após o fechamento da convenção para começarmos a tratar do ACT, que é negociado diretamente entre sindicato e cooperativa e que pode garantir ainda mais benefícios aos trabalhadores. Ressaltamos que tamanha foi a satisfação dos funcionários que todos se filiaram ao sindicato, como reconhecimento ao devido esforço que a nova diretoria está empenhando em prol da categoria no estado”.

Além da unidade do Xingó, a matriz da cooperativa que fica na cidade de Paulo Afonso na Bahia, também receberá o apoio e serão atendidos em suas necessidades através da Fenatracoop, que é a federação nacional da categoria, na qual o Sintracoop – AL é filiado e também conta com esse apoio. O diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro, participou da visita e colocou a federação à disposição dos funcionários e diretoria. “Estamos aqui para auxiliar no que for preciso, por isso disponibilizamos toda a estrutura da federação para tender os trabalhadores tanto de Alagoas quanto da Bahia, pois a Fenatracoop e seus sindicatos filiados trabalham em unidade para que seja possível atender a todos, garantindo direitos e benefícios”, encerrou Anderson. 

Veja também