27 Fevereiro, 2018

SINTRACOOP – DF E OCDF ASSINAM CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO

Em reunião na sede do sindicato patronal do trabalhadores em cooperativas do Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (26/02), o Sindicato dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Distrito Federal – Sintracoop – DF e a Sindicato e Organização das Cooperativas do DF – OCDF assinaram as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) para os ramos: agrícola, agropecuário e agroindustrial, consumo, educação, habitacional, produção, saúde, trabalho, turismo e lazer, sendo dividias em duas convenções, uma para os ramos agrícola, agropecuário e agroindustrial e uma para os demais ramos. Apenas a CCT do ramo crédito não foi assinada, pois ainda está em processo de negociação.

As convenções são válidas para o período de 2017 a 2019, com data base estipulada em 1° julho. De acordo com o presidente do Sintracoop – DF, Waldir Ferreira da Silva, as negociações, apesar de se estenderem além do que era esperado, o trabalhador vai receber os benefícios negociados na CCTs retroativo à data base da categoria “Fizemos diversas rodadas de negociações com a OCDF para chegarmos a um acordo que atendesse aos anseios dos trabalhadores. Apesar de assinarmos as convenções agora, o trabalhador vai receber tudo retroativo a julho, que é o mês de reajuste da categoria, portanto, nenhum trabalhador saiu prejudicado, fomos incansáveis na luta por melhores condições de trabalho e salário”, afirmou o presidente.

Waldir destacou ainda a criação da Comissão Permanente de Negociação Coletiva, que foi ajustada em uma das reuniões. “Essa comissão pretende avaliar periodicamente as demandas dos trabalhadores e das cooperativas, não apenas em época de campanha salarial. Acho que é um grande avanço estarmos sempre em contato discutindo as questões que envolvem os trabalhadores. Importante é que teremos representantes de ambos os lados, o que nos coloca em diálogo constante com o sindicato patronal. E, para o trabalhador, isso é excelente”, explicou.

A presidente do Sistema OCDF – Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke, destacou a forma como os instrumentos foram construídos, com a participação efetiva das cooperativas. “Foram várias e várias reuniões para chegar num consenso e alinhamento das demandas; foi um processo demorado, porém, baseado na participação democrática das cooperativas, ensejando em um trabalho de construção coletiva, que culminou com negociações importantes para as cooperativas”, declarou.

O presidente do Sintracoop – DF classificou a assinatura das CCTs como um marco para os trabalhadores em cooperativas do Distrito Federal, pois após muitas batalhas, os trabalhadores agora tem um sindicato forte e atuante. “Consideramos seja este um avanço importante. Foram 6 anos de lutas para fundar e registrar o sindicato e, após isso, quase dois anos mais até chegarmos a esses dois instrumentos, que se somam aos Acordos já existentes e que cobrem quase a totalidade dos ramos no DF. Saúdo a serenidade e a competência da Presidente Márcia Benhke, na condução do processo e reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e a solução negociada dos conflitos”, finalizou Waldir.

Veja também