08 Março, 2018

DIRETORIA SINTRACOOP MT REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2018

Na manhã desta quarta-feira (07/03) na sede do SINTRACOOP - MT, em Cuiabá, os Dirigentes Sindicais, coordenadores do Sintracoop regiões Centro-Sul, Norte, Sudoeste e Sul do Mato Grosso reuniram-se com o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil - Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, e o sindicalista Edson Marana, com o objetivo de definir o planejamento do sindicato para 2018. “Fizemos um esboço primário das principais ações que irão nortear o movimento sindical cooperativista no primeiro semestre deste ano, tendo sempre como base a prestação ética, eficiente e legal do serviço sindical”, explicou o presidente do Sintracoop – MT, Fabio Viana.

     
Dentre as principais definições está a realização do 2º Congresso dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Mato Grosso. “Todo ano temos a preocupação de nos preparar para as tempestades políticas deste país, mudanças no direito que certamente influenciarão na vida dos nossos trabalhadores nas cooperativas. Equalizando a situação e a direção que caminha a questão, temos a preocupação de nos posicionarmos na melhor saída para expor aos nossos trabalhadores a implantação da portaria 001/2018 da Fenatracoop, que trata do Sistema Tributário Único Sindical, aprovada pelo conselho da federação, e a taxa associativa prevista no estatuto da entidade sindical e também a exclusão da base de trabalhadores de Mato Grosso as cláusulas de custeio sindical”, ponderou.


É do conhecimento de todo trabalhador sobre algumas mudanças no seu direito, a Lei 13.467/2017, publicada em 14/07/2017, que altera diversos pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, vem trazendo várias questões que irão afetar de maneira positiva e negativa a relação entre empregador cooperativista e empregado em cooperativa. O texto de lei também altera outros aspectos com relação aos sindicatos, bem como outros pontos que regulam questões judiciais decorrentes de reclamações trabalhistas. “Nunca na história do Brasil o trabalhador precisou tanto do seu sindicato como defensor do seu direito como agora, não somente isto, mas uma mobilização conjunta da categoria, pois quanto mais estiverem unidos, muito mais força terão para garantir a manutenção dos seus direitos. Seguindo a ilustração: "É fácil quebrar uma vara, mas é difícil quebrar um feixe de varas." O seu direito só irá existir se for o direito para todos”, encerrou Fabio.

 

Veja também