20 Março, 2018

18° CONGRESSO REÚNE 8 MIL PESSOAS EM PALOTINA

No último domingo (18/03), os trabalhadores em cooperativas da base de representação do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais no Estado do Paraná – Sintracoop e do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Palotina e Região – Sintrascoopa reuniram-se para o 18° congresso de trabalhadores em cooperativas. Com o apoio da Fenatracoop, federação nacional da categoria, o evento contou com a participação de 8 mil pessoas que lotaram o Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel em Palotina – PR. Foram mais de 4 mil associados acompanhados de suas famílias para uma tarde de confraternização e deliberações importantes para a categoria.


Foram disponibilizados centenas de ônibus vindos de diversas regiões do estado para que os trabalhadores pudessem participar do maior e mais antigo congresso sindical da categoria, que contou com a presença de dirigentes sindicais de todo o Brasil e autoridades de diversas entidades do meio trabalhista, como Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, a terceira maior central sindical do País. Neste ano, o congresso teve como tema o impacto da reforma trabalhista, em seu discurso, o presidente da Fenatracoop e dos sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa, Mauri Viana Pereira, explicou aos trabalhadores como seu deu a reforma e qual o rumo que os sindicatos devem tomar. “O Congresso Nacional e o Governo Federal quando votaram e sancionaram a reforma trabalhista, demonizaram os sindicatos e reduziram os mais de 100 artigos alterados apenas ao fim da obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical, para que os trabalhadores não percebessem o golpe que estavam levando. Só que eles esqueceram de mencionar que só 60% desse dinheiro vai para o sindicato e que 40% é divido entre federações, centrais e o próprio governo, que ainda às vezes demorava em média 24 meses para repassar o valor para os sindicatos. Se fossemos contar com esse dinheiro, já tínhamos fechado as portas há muito tempo. Por isso hoje aqui vou propor a vocês que coloquemos um fim nessa famigerada contribuição sindical, que só amarra e macula a imagem das entidades sindicais”, afirmou o líder, Mauri Viana, arrancando aplausos de todos os presentes.


Antonio Neto, presidente da CSB, também criticou como a reforma foi exposta e imposta aos trabalhadores de forma arbitrária e sem discussão com a sociedade. “Primeiramente queria dizer que estou atônito com a organização de vocês. Vimos aqui uma entidade que cuida do lazer, cuida da saúde, cuida do salário. Tem uma convenção altiva, uma categoria que sabe enfrentar o patronal. E isso que temos aqui, essa união é o que dá medo no patronal. Por isso, esses canalhas vieram e propuseram uma mudança trabalhista e previdenciária que só prejudica a classe operária, o povo mais pobre, o trabalhador rural, a mulher. Mas nós insurgimos e conseguimos barrar, pelo menos por enquanto, a reforma da previdência. E em outubro a classe operária vai fazer uma limpeza nesse Congresso corrupto. Com voto consciente, vamos eleger aqueles que realmente representem os nossos interesses”, ressaltou Neto.


Além do destaque para a reforma trabalhista, os presentes também puderam acompanhar os trabalhos sociais desenvolvidos pelos sindicatos com o apoio da Fenatracoop, como o Turismo do Trabalhador, Habitrabs e a Acupuntura. Foi apresentada a nova diretoria do Sintracoop, feito um balanço das atividades em 2017, planejamento para o próximo exercício e ainda extração do Rol de Reivindicações para a campanha salarial 2018, que será apresentado as cooperativas para dar início às negociações coletivas.


Outra discussão foi com relação a filiação dos sindicatos à CSB. Presentes no evento, os membros da executiva nacional deram as boas-vindas e agradeceram a confiança depositada. “Ter você, Mauri, como nosso futuro vice-presidente, e toda essa categoria na CSB muito nos honra. Hoje você deu um show de organização, os trabalhadores em cooperativas do Paraná e de todo o Brasil estão muito bem representados por este baluarte do movimento sindical brasileiro”, comemorou o vice-presidente da CSB, José Avelino Pereira (Chinelo). Sergio Arnold, outro vice-presidente da entidade ressaltou a importância de contar com a Fenatracoop e seus sindicatos filiados para o fortalecimento da entidade. “Nós, sendo uma central nova, já estamos como a terceira maior do país. Junto com a Fenatracoop e seus sindicatos temos certeza que em breve conquistaremos o nosso objetivo que é ser a maior do país, defendendo os interesses da classe operária com muito afinco! Sejam muito bem-vindos, companheiros”, exaltou Sergio.


Ao final do evento foram sorteados 1 carro e 5 motos 0km, 10 televisores 43 polegadas, 5 pacotes de viagens para Caldas Novas, além de brindes como sanduicheira, ferro de passar, liquidificador, faqueiro, entre outros.

 

CONFIRA OS GANHADORES DO CARRO E DAS MOTOS:

CARRO:

Vanderlei José Zanella

MOTOS:

Leandro Oliveira Da Silva

Denilson Candido da Costa

Marlon de Souza de Almeida

Nelson Alves dos Santos

Matilde Martins No solo

 

 

 

Veja também