19 Abril, 2018

SINTRACOOP – MT PREPARA 2° CONGRESSO DA CATEGORIA NO MATO GROSSO

No próximo sábado (21/04) os trabalhadores em cooperativas do estado do Mato Grosso vão se encontrar em seu 2° congresso. Dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Mato Grosso - Sintracoop – MT estão percorrendo as cooperativas para convidar os trabalhadores a participarem do evento, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na Rua Antônio Dorileo, 1100 - Coxipó, Cuiabá- MT a partir das 8h:30min.

O presidente do Sintracoop – MT, Fabio Viana, avalia que o momento é de extrema preocupação com relação a constante perda de direitos trabalhistas e a iminência de perder também direitos previdenciários. “Vamos reunir o maior número de trabalhadores possível neste congresso, pois queremos mostrar aos nossos associados o quão importante é a união de todos neste momento. Passamos por uma reforma trabalhista que só trouxe prejuízo aos trabalhadores e agora querem votar uma reforma da previdência que só vai afetar a população que mais precisa da aposentadoria para sobreviver. Precisamos nos unir contra estes abusos que estão assolando a vida dos trabalhadores”, afirmou Fabio.

O Congresso é a principal ação deliberativa do movimento sindical, onde os trabalhadores irão votar questões importantes que irão guiar as ações da entidade durante o ano, entre elas a instituição da portaria 001/2018 da Fenatracoop. O evento vai contar com a presença do presidente da Fenatracoop, federação nacional da categoria, Mauri Viana Pereira, que vai explicar como a portaria deve ajudar os trabalhadores a não ficarem a mercê do sistema patronal. “Sabemos que o Governo tenta de todas as formas acabar de vez com o movimento sindical, deixando o trabalhador aos desmandos dos patrões, mas nós não iremos deixar. Vamos apresentar a proposta da Fenatracoop de um sistema único de sustento sindical, a contribuição confederativa, que vai ajudar a custear as ações sindicais e está amparada pelo artigo 8º, IV, da Constituição Federal. Isso só para quem tiver interesse a manter-se filiado a entidade. Governo nenhum vai destruir um sindicato que foi criado com muita luta pelos trabalhadores da categoria”, explicou o presidente.

Além da deliberação da portaria, os trabalhadores também vão extrair o Rol de Reivindicações para a campanha salarial 2018, onde serão definidos reajustes e benefícios para os trabalhadores, que será apresentado ao sindicato patronal para dar início às negociações coletivas. Durante o evento, o Sintracoop – MT vai apresentar aos trabalhadores os programas desenvolvidos pela Fenatracoop que estão sendo implantados em todo o Brasil. “A nossa federação colocou em prática e nos disponibiliza projetos que buscam a promoção social dos trabalhadores e suas famílias, proporcionando condições de moradia e segurança através do programa habitacional Habitracoop, o lazer com o projeto Turismo do Trabalhador, saúde, levando tratamento de acupuntura aos trabalhadores em seus locais de trabalho, além de muitas outras vantagens através do Plano Nacional de Benefícios. E vamos apresentar como está sendo feito e a expectativa de implantação em nossa base de atuação. Somos um sindicato que se preocupa de verdade com o bem-estar de toda a família, por isso somos reconhecidos e respeitados por toda a categoria”, comemorou Fabio Viana.

Para garantir que todos tenham condições de participar do encontro que acontece na capital, o sindicato vai disponibilizar transporte e alimentação para os trabalhadores que vierem do interior do estado, organizando caravanas nas cooperativas. Ao final do congresso serão sorteados mais de 100 prêmios, entre eles 3 motos 0km, televisores e celulares. Para saber mais detalhes, basta ligar para a delegacia do sindicato mais próxima ou acessar o site www.sintracoopmt.com.br  

 

Veja também