16 Maio, 2018

SINTRACOOP – ES VAI REALIZAR MAIS UMA ASSEMBLEIA GERAL DE TRABALHADORES

Os trabalhadores em cooperativas do Espírito Santo vão reunir-se para mais uma assembleia geral da categoria. O evento acontece no próximo dia 26 de maio no auditório da faculdade Estácio de Sá na capital Vitória a partir das 14 horas. Durante o encontro, os trabalhadores vão deliberar sobre a contraposta patronal para o aditivo das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2019.  


O Rol de reivindicações, extraído em assembleia no dia 24 de março, foi entregue ao sindicato patronal no dia 18 de abril. As demandas dos trabalhadores são para os aditivos das Convenções Coletivas de Trabalho dos ramos Geral/Educacional, Saúde/Especialidades Médicas, Agropecuário, Trabalho e Transporte e Crédito. De acordo com o presidente do Sintracoop – ES, Evaristo Lunz, a entidade está aguardando o retorno do sindicato patronal que se comprometeu a entregar a contraproposta antes da assembleia para apreciação dos trabalhadores. “Entregamos as reivindicações para as negociações deste ano e agora precisamos esperar que a OCB nos dê um retorno sobre o que estamos pedindo. Esperamos que as tratativas da campanha salarial ocorram da melhor forma possível, pois os trabalhadores merecem ser valorizados”, afirmou.


Além da apresentação dos índices enviados pelo patronal, a assembleia também terá um espaço para a palestra do presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, sobre o impacto da reforma trabalhista. O presidente irá explicar aos presentes o que foi alterado na lei e quais as consequências para os trabalhadores e para o movimento sindical. “Fizeram uma reforma trabalhista onde colocaram os sindicatos como os grandes vilões reduzindo a reforma apenas a não obrigatoriedade da contribuição sindical e enquanto isso mudavam mais de 100 itens da CLT. Demonizaram o movimento sindical quando na verdade somos a trincheira que protege os trabalhadores e agora eles vão precisar mais do que nunca estarem unidos ao seu sindicato. E é isso que vamos mostrar aos trabalhadores em nossas visitas as assembleias por todo o Brasil”, explicou Mauri.


Para participar da assembleia é necessário fazer sua inscrição no site da entidade (www.sintracoopes.com.br), pois serão disponibilizados transporte e alimentação aos presentes e isso demanda um planejamento. Haverá também sorteio de brindes, mas para participar é preciso ter em mãos a carteirinha de associado ao sindicato. Para quem ainda não tem ou que tenha extraviado, basta entrar em contato com o sindicato pelo telefone (27) 3345 3602 ou pelo e-mail adm@sintracoopes.com.br e fazer a solicitação.


O presidente Evaristo reforçou a importância da participação dos trabalhadores na assembleia, que além das decisões importantes ainda é uma forma de confraternização. “Fazemos questão de reunir os trabalhadores uma vez por ano pelo menos, pois é um momento de muita alegria, fraternidade e harmonia. E claro, não podemos esquecer das deliberações que definem o planejamento do sindicato para as negociações salariais e para o trabalho sindical do restante do ano. Por isso, contamos com a nossa categoria para que juntos possamos vencer todas as dificuldades que estão nos impondo”, finalizou.

 

Veja também