26 Junho, 2018

FENATRACOOP FIRMA CONVENÇÕES COLETIVAS COM ESTADOS DO NORDESTE

Os trabalhadores em cooperativas do nordeste do Brasil já podem contar com as suas convenções coletivas de trabalho (CCT). A Fenatracoop, através dos seus colaboradores na região, depois de muitas reuniões com o sindicato patronal, conseguiu garantir todos os direitos anteriores a reforma trabalhista, com ganhos reais de até 2% acima da inflação, além de um aumento de 4% no piso salarial da categoria. Os reajustes nos vales refeição variaram de 10 a 18% dependendo do ramo de atividade e do estado. O presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, avaliou as CCTs como uma grande conquista para os trabalhadores nordestinos. “A federação, juntamente com os representantes da entidade na região nordeste, trabalharam muito para firmar uma convenção coletiva altiva, que atenda às necessidades dos trabalhadores. A cada ano estamos conseguindo melhorar mais os instrumentos coletivos e garantir qualidade no trabalho e salário digno para todos.”, comemorou o presidente.

Diretor da Fenatracoop para a região nordeste e presidente do Sintracoop – MN, Pedro Antônio Pinto, espera que com a conquista do registro sindical da entidade e sendo representante em primeiro grau para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, poderá assegurar uma representatividade ainda maior para os trabalhadores. “Este ano nas negociações conseguimos atingir a diferença de 8 % do piso salarial em relação ao salário mínimo, conquista de todos, para que a categoria de trabalhadores em cooperativas se diferencie com conquistas e realizações. Em breve estaremos definitivamente sendo os legítimos representantes de todos os trabalhadores em cooperativas desses estados com o Sintracoop Médio Nordeste, sempre com o objetivo de melhorar suas condições de vida e trabalho”, analisou Pedro.

Uma das metas das negociações dos instrumentos coletivos era instituir a contribuição confederativa para os trabalhadores associados a entidade sindical, conforme orienta a portaria 001/2018 da Fenatracoop, que amparada pela constituição, inicia uma nova era na questão da subsistência do mundo sindical. Para Pedro, essa nova forma de custeio democratiza a representatividade perante os trabalhadores e exige ainda mais esforço dos sindicatos e federações. “Temos muito a fazer ainda pelos trabalhadores da região nordeste e com a implantação da taxa confederativa em todos os estados teremos um desafio ainda maior de atender as expectativas dos associados, mas por outro lado teremos também grandes conquistas e a cada dia melhorando a representação junto a todos os funcionários”, completou.

 

Veja também