30 Agosto, 2018

SINTRACOOP – ES FECHA ADITIVOS DAS CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO

Após um longo período de negociações, o Sintracoop – ES fechou na última quinta-feira (23/08) os aditivos relativos as Convenção Coletivas de Trabalho (CCT) 2017/2019.  Como as CCTs são negociadas a cada dois anos, em 2018 foram rediscutidas apenas as cláusulas econômicas como reajuste salarial, vale alimentação e auxilio maternidade, creche ou babá. 

Apesar das extensas negociações, os trabalhadores não terão nenhum prejuízo, pois os reajustes são retroativos a data base da categoria, que é primeiro de junho. Portanto receberão os reajustes dos meses anteriores também. As cooperativas têm até o quinto dia útil do mês de outubro para realizar esses pagamentos, a exemplo dos anos anteriores. Segundo o presidente do Sintracoop – ES, Evaristo Lunz Gomes, as propostas foram apresentadas aos trabalhadores após ser assegurado o ganho real das cláusulas discutidas e que ainda foram melhoradas através do fechamento dos Acordos Coletivos de Trabalho. “Além dos aditivos da convenção, ainda fechamos diversos acordos coletivos com as cooperativas, como Sicoob, Selita, Coopeavi, Cooabriel, Veneza, Coopmac e Coopepi. As negociações foram duras este ano, mas estamos trabalhando incansavelmente para assegurar todos os direitos devidos aos trabalhadores e principalmente o ganho real”, explicou Evaristo.

O secretário geral do Sintracoop - ES, Everaldo Antonio de Souza, enfatizou que além dos reajustes com ganho real, os trabalhadores ainda têm acesso a várias vantagens garantidas pelo sindicato. “É importante lembrar todos os trabalhadores das conquistas que o sindicato tem alcançado ao longo do tempo, seja nos convênios firmados, nos acordos coletivos e convenções que fechamos e essas conquistas é de toda classe trabalhadora que lutou e luta para que seus direitos sejam mantidos, por isso é importante que os trabalhadores valorizem e participem do sindicato, para termos força e conquistarmos cada vez mais”, afirmou Everaldo.

Veja também