27 Novembro, 2018

EM REUNIÃO, MAURI VIANA, APRESENTA RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

Na manhã desta segunda-feira, 26/11, o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, e dirigente sindicais da entidade receberam representantes da CSB Nacional, central sindical na qual a federação é filiada, para apresentação dos resultados das negociações já com a inclusão da contribuição confederativa, aprovada em assembleia em março deste ano através da portaria 001/20018 da Fenatracoop. Para o presidente Mauri Viana essa portaria é o caminho para manter vivo todo o sistema sindical. “A contribuição confederativa, aparada pela nossa constituição, é uma forma de sustentação verticalizada do sistema, onde acabamos com o viés financeiro das negociações coletivas de financiamento sindical e isso é bom para o trabalhador e tem sido muito bem aceito pelas cooperativas, que inclusive estão nos copiando e criando o sistema confederativo patronal”, explicou. 

Presente no encontro, o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto, observou o sindicalismo precisa buscar novas formas de sobrevivência. “Nós estivemos aqui em março na assembleia que instituiu esse sistema e estávamos aguardando como isso ia se refletir efetivamente nas empresas e nos trabalhadores. Então, agora voltamos para ver como está o andamento, fazer um acompanhamento para que a gente possa, passado um ano da reforma trabalhista, ver uma alternativa para o financiamento do sistema e talvez essa possa ser a nossa alternativa para subsidiar a luta sindical no Brasil”, apontou. Neto ainda colocou como uma grata surpresa a forma como tem sido bem recebido pelos trabalhadores e também pelas cooperativas o sistema confederativo. “Nosso encontro foi uma conversa bastante interessante, a imensa maioria das cooperativas aderiram tranquilamente no acordo coletivo e o compromisso com o novo sistema de financiamento das lutas sindicais. E as que estão com problemas, que são muito poucas, quais são as alternativas que nós estamos pensando conjuntamente para que possamos faze-las também entrarem também no ritmo que todas as outras estão entrando.” 

Segundo o presidente da CSB, a central está buscando essas alternativas para que possa, em assembleia, apresentar as entidades filiadas como os outros sindicatos e federações estão buscando se sustentar após a reforma trabalhista. “Nós fazer um debate entre esses diversos setores para que a gente possa pegar as melhores práticas e ver se o que é feito aqui pelos trabalhadores de cooperativas e pela Fenatracoop para ver se também se adequam à tecnologia da informação, aos metalúrgicos e se adequam também a outras categorias para podermos implanta-lo”, afirmou Neto.

A Fenatracoop passou a ser filiada a CSB em março deste ano após uma assembleia com o conselho de representantes da entidade. De acordo com Mauri Viana, a CSB é uma entidade que se alinha com as diretrizes de sindicalismo de resultados que a Fenatracoop tem buscado nos últimos anos, que trazem reflexos diretos para o trabalhador na base. “A CSB é uma central que comunga dos mesmos objetivos que nós, que é uma atuação mais próxima da base, defendendo os acordos coletivos como garantia de empregabilidade. A CSB tem essa sensibilidade de discutir um sindicalismo de resultados puro, na busca da empregabilidade e dos avanços saciais nas empresas, além de investir na formação dos dirigentes sindicais através de cursos para prepara-los para o dia a dia dos seus sindicatos”, explicou o presidente.

Veja também