29 Novembro, 2018

EM REUNIÃO, SINTRACOOP – ES APRESENTA BALANÇO DAS ATIVIDADE EM 2018

Com uma taxa de filiação de 92%, o Sintracoop – ES tem se consolidado no Espírito Santo como um sindicato forte e atuante em defesa da categoria. Na última sexta-feira, 23/11, em reunião na sede do Sintracoop na capital Vitória, o presidente da entidade, Evaristo Lunz Gomes, apresentou aos seus diretores e também aos representantes da Fenatracoop, o presidente Mauri Viana e o diretor financeiro, Raphael Miguel, um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2018 e as projeções para 2019. “Apesar da reforma trabalhista em 2017, conseguimos nos mantermos firmes na negociação coletiva deste ano, conquistamos reajustes acima da inflação, com ganho real para o trabalhador. Além disso, desenvolvemos vários projetos como aulas de música, educação financeira para os trabalhadores. Nosso programa de incentivo a doação de sangue foi um sucesso, estimulando centenas de associados e seus familiares a completarem os bancos de sangue no estado”, apresentou Evaristo. 

Para o encontro foram convidados também todos os representantes das cooperativas no Estado do Espírito Santo, onde os Diretores e Conselheiros, fizeram uma apresentação da estrutura do Sintracoop - ES, demonstrando ainda o que será feito em 2019. A ideia é continuar com os projetos já existentes e ser ainda mais firme nas negociações garantindo benefícios e, principalmente, qualidade de vida, aos trabalhadores. “Quando negociamos e fechamos uma convenção ou acordo coletivo precisamos pensar muito maior que o nosso universo de trabalhadores, pois ela reflete economicamente na vida de uma família inteira, por isso queremos ter negociações cada ano mais altivas, vamos aprimorar nossos programas sociais e desenvolver novos, tenho certeza que com o apoio da nossa federação e o trabalho desenvolvido pela nossa diretoria e nossos funcionários vão garantir ainda mais bons frutos para os trabalhadores em cooperativas”, enalteceu o presidente.

Presente no encontro o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, elogiou o trabalho feito pelo sindicato capixaba. Ele afirmou que é sempre importante visitar o estado e trocar experiências para levar as ideias ao resto do país. “Cada vez que viemos a Vitória temos uma grata surpresa. É um sindicato que se alinhou bem a filosofia da Fenatracoop, um sindicato empreendedor, que não se deixa sufocar pelo patronal e tem um trabalho de base muito forte. Em cada visita que fazemos levamos um pouquinho do que é feito aqui como exemplo para outros estados. Esta é a função da federação, conhecer as melhores práticas e espalha-las pelo Brasil”, elogiou Mauri.  

Raphael Miguel, ressaltou que o trabalho realizado pelo Sintracoop – ES é realmente diferenciado. Que valoriza o trabalhador, percorre a base e conhece a realidade de cada trabalhador. Segundo ele, esse é o segredo sucesso. “Eu tenho certeza que essa confiança que os trabalhadores tem no Sintracoop é porque eles se preocupam não só com a questão salarial, mas em ajudar o trabalhador em todas as áreas, do financeiro ao lazer, e isso nos deixa com muito orgulho, pois enquanto media nacional de trabalhadores sindicalizados nas mais diversas categorias é de 14%, aqui eles atingem quase 100%”, comemorou Raphael.

Após a reunião foi realizada uma confraternização que contou a presença da ilustre vice-governadora eleita, Jaqueline Moraes. A vice-governadora colocou-se à disposição do Sintracoop – ES para o que precisar. “Quero garantir a vocês que o Governo Estadual estará sempre apoiando os trabalhadores em cooperativas e todos aqueles sindicatos que realmente lutam por causas nobres, como é o caso de vocês”, elogiou Jaqueline.

Evaristo finalizou o encontro com uma mensagem de esperança e garra aos trabalhadores. “O Sintracoop - ES, independente do que virá de um novo Governo Federal, lutará incansavelmente para que nenhum direito seja tirado do trabalhador”, encerrou. 

Veja também