14 Dezembro, 2018

FENATRACOOP FINALIZA NEGOCIAÇÕES EM SÃO PAULO

Após intensas negociações, a Fenatracoop encerrou as tratativas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com as cooperativas de São Paulo. Foram firmados mais de 25 instrumentos com diversos benefícios aos funcionários como reajuste salarial com ganho real, vale transporte de 4%, participação nos resultados, plano de saúde, adicional por tempo de serviço, auxilio creche e educação e em algumas cooperativas, inclusive, 13° no auxilio alimentação e refeição. De acordo com o diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro, as negociações foram finalizadas com sucesso e os trabalhadores ficaram bastantes satisfeitos. “Nós levamos as negociações aos trabalhadores para que pudessem analisar e decidirem se aceitavam ou não a proposta patronal negociada com a federação. Propostas estas que foram negociadas com cada cooperativa individualmente, visando as suas particularidades, a fim de atender as expectativas de cada trabalhador. Também foi levado em votação a implantação da contribuição confederativa, conforme aprovada em assembleia da Fenatracoop, sendo muito bem aceito pelos trabalhadores, porque ficaram contentes com as negociações”, explicou.  

O presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, avaliou que as assembleias realizadas nas cooperativas foram de fundamental importância para a consolidação da categoria no estado. “Há algum tempo temos organizado a categoria aqui em São Paulo, estamos escritório na capital e nossos dirigentes têm percorrido as cooperativas no intuito de ouvir os trabalhadores e apresentar o trabalho desenvolvido pela federação. Fico bastante contente com o voto de confiança dos trabalhadores que estão vendo na federação uma entidade que além de protege-los garante diversas conquistas nos instrumentos coletivos”, comemorou Mauri.

Para a campanha salarial de 2019 a expectativa é de que se conquiste ainda mais. Os dirigentes estão montando uma agenda de visitas para identificar as necessidades de cada local de trabalho, além de organizar uma comissão de negociação. “Para a próxima campanha salarial estamos planejando um estudo mais aprofundado das necessidades e realidade de cada cooperativa, avaliar quais as melhorias estão sendo pleiteadas, para assim avançarmos cada vez mais. Queremos também firmar uma Convenção Coletiva geral para garantir as regras básicas das relações entre funcionários e cooperativas e melhorarmos com acordos coletivos específicos”, encerrou Anderson. 

Veja também