20 Dezembro, 2018

SINTRACOOP- AL FECHA CONVENÇÃO COLETIVA COM SINACRED

O instrumento foi firmado com o Sinacred é valido para os trabalhadores do Sicredi de Alagoas pelo período de dois anos, de 2018 a 2020, com rediscussão das cláusulas econômicas em 2019. Foi firmado um acordo que conta com diversos benefícios como 4% de reajuste salarial, índice acima da inflação garantindo ganho real aos trabalhadores e também o mesmo reajuste para o vale alimentação que chegou a R$ 1.100,44. Além disso, foram conquistados piso salarial de R$ 1.400, auxilio educação e programa de participação nos resultados. 

De acordo com o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, que mesmo em um cenário desfavorável, o sindicato conseguiu fechar um acordo excelente para os trabalhadores. “Passamos por intensas negociações para chegar nesse patamar, mas ficamos satisfeitos com os resultados obtidos. Quando muitas entidades não conseguiram repor nem a inflação, nós fechamos uma convenção coletiva com ganho real e inúmeros benefícios para o trabalhador, que também ficaram contentes com os resultados”, comemorou Raphael.

O presidente ressaltou ainda que além de dos itens econômicos, uma parceria entre a cooperativa e o sindicato vai oportunizar que os trabalhadores tenham acesso a capacitação e aprimoramento profissional gratuito. A clausula negociada prevê que o sindicato proponha mecanismos de fomento técnico, educacional, cultural, esportivo, dentre outros, mediante compensações em prol do colaborador filiado, por meio de proposta da entidade laboral, em parceria com a cooperativa o que comporão uma política interinstitucional. “Os cursos e treinamento para os empregados serão promovidos pelo sindicato com o apoio da cooperativa. Vamos montar uma estrutura para que os trabalhadores tenham acesso aos mais diversos cursos, isso é o planejamento de que o Sintracoop sempre buscou realizar, atividades em prol do trabalhador, buscando sempre a aproximação, diálogo e o entendimento com todos”, avaliou Raphael.

O Sintracoop em sua negociação também conseguiu realizar a implantação da contribuição confederativa, o sistema de sustentação sindical desenvolvido pela Fenatracoop. “Nós discutimos bastante essa questão que foi recebida muito bem, pois um sindicato atuante precisa garantir a sua sustentação financeira para trabalhar em prol dos interesses da categoria. Consideramos essa convenção coletiva um grande avanço para todos e nas próximas negociações vamos fortalecer ainda mais esse vínculo com os trabalhadores, a fim de garantir que tenham qualidade de vida e estejam sempre satisfeitos”, encerrou.

Veja também