18 Janeiro, 2019

FENATRACOOP, SINTRACOOP – MN E SINTRACOOP - AL FIRMAM ACORDO COLETIVO DE TRABALHO COM O SICOOB NORDESTE

Em uma assembleia itinerante que percorreu as cooperativas Sicoob da região Nordeste, os trabalhadores aprovaram o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019. Foram apresentadas as propostas negociadas entre a Fenatracoop, o Sintracoop – MN, o Sintracoop - AL e a Central Sicoob Nordeste. O instrumento é valido para o período de primeiro de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019 e abrange todos os trabalhadores da Central Sicoob Nordeste. 

Segundo o presidente do Sintracoop – MN, Pedro Antônio Pinto, o ACT foi uma conquista muito grande para os trabalhadores da região que viram seus benefícios sendo regularizados e ainda garantias que só a representação sindical forte é capaz de conquistar. “Agradecemos a todos pela participação na assembleia, e em tempos de retirada de direitos e precarização das relações de trabalho, causada pela reforma trabalhista, a Fenatracoop e o Sintracoop - MN, tem reforçado a atuação em defesa da categoria e obtido importantes conquistas. Contamos também com a sensibilidade por parte dos diretores das cooperativas do Sicoob em melhorar as condições de trabalho, principalmente nas questões financeiras, e assim, conseguimos juntos, avançar nas conquistas”, comemorou Pedro.

Para o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, é de extrema importância que os acordos firmados estejam em sintonia com que o trabalhador espera do seu sindicato, só assim terão a confiança de um sindicato que realmente ouve as necessidades de seus associados. “Os trabalhadores precisam ter voz ativa dentro do seu sindicato, que é uma entidade que representa todos, por isso é importante este trabalho de base, podendo atender as expectativas dos trabalhadores. Um sindicato democrático que está atento aos anseios dos seus associados e só assim conseguem a confiança para ser forte o bastante nas negociações”, afirmou Raphael.

Entre os benefícios firmados no ACT estão Implantação do Auxílio Saúde e Odontológico, estímulo ao estudante e Previdência Privada, além de reajuste salarial, piso, vale alimentação entre outros. Para o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, neste momento é preciso mais do que nunca que os trabalhadores estejam unidos ao sindicato buscando manter garantidas as conquistas e evitar retrocessos. “Os trabalhadores sabem que passaremos por um período de turbulência e que o sindicato é único capaz de assegurar aos trabalhadores que seus direitos não sejam retirados e as conquistas sejam cada ano maiores, por isso é importante que estejam unidos a sua entidade, apoiando e participando das assembleias, contatando dirigentes, tirando dúvidas e ajudando a manter viva a nossa organização e a nossa capacidade de negociação firme”, esclareceu Mauri. 

Veja também