21 Janeiro, 2019

SINTRACOOP – ES REALIZA REUNIÃO PARA PREPARAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL 2019

Em reunião realizada na sede do Sintracoop - ES, na última segunda-feira (14/01), diretores, funcionários e o corpo jurídico da entidade discutiram as mudanças pertinentes a nova reforma trabalhista e de qual maneira os impactos dessas mudanças afetam o trabalhador. A nova legislação trabalhista se aplica a todas as categorias que são regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e também àqueles que dispõem de legislações especificas.

Segundo o presidente do Sintracoop - ES, Evaristo Lunz Gomes, é preciso orientar o trabalhador com relação às mudanças na legislação e qual o papel do sindicato neste contexto. “O propósito da reunião foi discutir a nova reforma trabalhista e seus dispositivos, avaliando dentro daquilo que foi alterado, para assim revermos as convenções coletivas de trabalho e apresentar aos trabalhadores nas futuras negociações. Estamos trabalhando para que todos tenham conhecimento dessas mudanças, do trabalho que o sindicato desempenha e a importância de estarmos unidos”, afirmou. 

Após a vigência da nova lei trabalhista, as Convenções Coletivas e Acordos Coletivos prevalecerão sobre a legislação em alguns pontos como jornada de trabalho, intervalo, banco de horas, plano de carreira, home office (trabalho à distância), trabalho intermitente e remuneração por produtividade. Por isso Evaristo alerta para a importância de um sindicato firme nas negociações e garantir que os instrumentos coletivos estejam de acordo com a realidade dos trabalhadores. “Temos que aproveitar essa alteração da lei em favor do trabalhador, nunca negociando menos do já está previsto. Vamos negociar de acordo com a realidade de cada cooperativa, cada trabalhador para que todos fiquem satisfeitos”, explicou Evaristo.

Para o secretário geral do Sintracoop – ES, Everaldo Antônio de Souza, com todas mudanças trazidas pela reforma trabalhista e o impacto consequentemente nas Convenções e Acordos Coletivos, é função do sindicato zelar pelos direitos já adquirido evitando retrocessos, mas para isso é necessário que os trabalhadores sejam aliados da entidade. “O nosso deseja para este novo ano é de que os trabalhadores participem mais das atividades sindicais, principalmente naquilo que compete às negociações, assim fortificando ainda mais o sindicato”, finalizou Everaldo. 

Veja também