19 Junho, 2019

TRABALHADORES PODEM ENTRAR EM GREVE NO PARANÁ A PARTIR DO DIA 15

No último domingo os trabalhadores da base de representação do Sintracoop e do Sintrascoopa reuniram-se em assembleia geral na sede do Sintracoop em Campo Mourão. O objetivo do encontro era para a apresentação da proposta patronal para as negociações coletivas deste ano. Após meses de reuniões e rodadas de negociação, a proposta patronal foi aguardada até no domingo de manhã antes da assembleia, o que não aconteceu. Segundo o diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro, foram longas negociações, mas nada de entregarem proposta formalizada. “Tivemos o todo o processo para extração do rol de reivindicação, protocolamos no dia 04/04, tivemos um processo de negociação com o sindicato patronal, só que a gente vai, negocia, mas não estamos conseguindo fazer com que venha uma proposta. Eles falam, falam, mas essa proposta não chega por escrito e dessa maneira nós estamos aí há mais de 60 dias nessa enrolação. Já fizemos mais de 4 reuniões, a última na quinta-feira (13/06) e nós ficamos aguardando na sexta, no sábado e não apresentaram nenhum resultado dessa negociação”, explicou.


Para o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana, ao não apresentar uma proposta formal mesmo após as negociações, o sindicato patronal desrespeita os trabalhadores e não deve deixar outra saída que não seja a greve. “Eu estou achando que esses caras estão caminhando as negociações desse ano para ir para uma greve daquelas jamais vista nas cooperativas nos últimos anos. Vai ser terrível, mas não estão nos deixando outra saída”, avaliou o presidente.


Após a apresentação da situação aos trabalhadores, foi sugerido que se desse o prazo para até o dia 05 de julho para que as cooperativas apresentassem uma proposta formal e a partir do dia 08 seria realizada uma assembleia itinerante, onde os trabalhadores iriam votar, no seu local de trabalho, se aceitavam ou não proposta, se opta por dissidio ou pela greve. Sugestão aceita por unanimidade entre os trabalhadores presentes “As negociações estão difíceis. Demos ai o prazo até o dia 5 para que eles tragam a proposta e nós possamos firmar Convenção Coletiva daquilo que foi negociado na quinta-feira (13) em Curitiba. Se não trouxerem, dia 08 já iniciamos a votação e vamos preparar a greve.  Então dia 15 de julho, não venham trabalhar, vão pescar. Só assim, quem sabe, possam respeitar você, trabalhador em cooperativa, os que comandam e fazem a riqueza do cooperativismo, para que ele seja tão forte e tão pujante, mas que não tão respeitando os seus trabalhadores. Dia 15, espero vocês no front”, convocou Mauri.

 

Veja também