23 Outubro, 2019

SINTRASCOOPA ENTRA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa é uma ação que pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenção e cuidados contra a doença. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Cumprindo com a função social do sindicato, auxiliando o poder público e alertando as trabalhadoras em cooperativas sobre a importância do combate e à prevenção ao câncer de mama, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa também abraçou a luta e ressalta a importância do diagnóstico precoce. “Entendemos ser de suma importância reforçar às trabalhadoras que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença, insistimos para que faça os exames regularmente e também mantenha uma rotina com boa alimentação e exercícios físicos e isso não vale só para as mulheres não, homens e crianças também precisam se atentar para um estilo de vida mais saudável”, afirmou o presidente do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira.

MOBILIZAÇÃO
Neste ano a equipe do sindicato Sintrascoopa, está organizando uma mega mobilização que terá como principal objetivo de conscientizar as trabalhadoras em cooperativas e seus dependentes sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, colo do útero, assim como outras patologias. 

ASSIS CHATEAUBRIAND:

Nesta quinta-feira (24) o Sintrascoopa de Assis Chateaubriand vai estar no Lar Batista Bíblico, no jardim Progresso, com diversas atividades gratuitas como cabelereiro, acupuntura, zumba, agendamento de exames e até brindes como pipoca e algodão doce, das 8 às 18 horas. “Eu quero fazer um convite não só para os trabalhadores, mas para toda a comunidade para que participe deste dia tão importante. Estamos programando muitas atividades, inclusive uma palestra muito especial a partir das 10 horas”, afirmou o coordenador do evento e delegado sindical e responsável pela unidade de Assis Chateaubriand, Olivir Macedo. Para mais informações basta ligar para (44) 3528 6927 ou (44) 999564010.


PALOTINA:

Em Palotina o evento que está sendo coordenado pela Psicóloga Graciela Lopes, está previsto para acontecer no dia 26 de outubro na frente da sede do Sintrascoopa. “Estamos buscando parcerias com o poder público e a iniciativa privada, para podermos realizar um grande evento e mobilizar o maior número possível de mulheres. O sindicato estará colocando à disposição dos participantes toda a sua estrutura do salão de beleza como cortes, escova e esmaltação entre outros. Este evento está sendo organizado pelo sindicato Sintrascoopa, mas é importante ressaltar que todas as mulheres que queiram participar, trabalhadoras em cooperativas ou não, todas serão bem vindas”, afirma a Psicóloga do Sintrascoopa, Graciela Lopes.

CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

SINTOMAS
A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. Fique atenta também se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.

AUTOEXAME
O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês.
*Mama - Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda.
*Mamilo - pressione os mamilos suavemente. Verifique se há alguma secreção.
*Axilas - após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Veja também