18 Novembro, 2019

TRABALHADORES DE ALAGOAS SUGEREM REIVINDICAÇÕES PARA CONVENÇÃO COLETIVA

Nos dias 12,13 e 14 de novembro os trabalhadores associados ao Sintracoop – AL participaram da assembleia itinerante que tinha como objetivo extrair as sugestões dos trabalhadores e suas demandas para dar início às negociações coletivas 2020/2021. Foram sugeridos itens para compor a proposta de convenção coletiva de trabalho, onde os trabalhadores puderam contribuir com a pauta de reivindicações que será apresentada ao sindicato patronal. O presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, explicou que a participação dos trabalhadores é fundamental para o sucesso das negociações. “Quando chegamos com a pauta sugerida pelos trabalhadores nas mesas de negociações, o sindicato patronal sabe que aquele é o desejo do trabalhador de fato e se esforçam para conseguirmos chegar ao mais próximo possível, isso facilita as negociações. Chegamos com uma proposta muito próxima da realidade das cooperativas e também dos trabalhadores”, explicou. Raphael acrescentou ainda que um dos itens da pauta é a implantação do cartão Fenatracoop múltiplo Mastercard. “Essa é uma novidade que estamos trazendo para os trabalhadores de Alagoas que poderão receber salário e benefícios tudo num mesmo cartão. Eles podem contar com seu salário, vale alimentação, refeição, combustível, cultura, farmácia, prêmio assiduidade e participação nos resultados tudo em um mesmo lugar e utilizar onde quiser, por isso esses benefícios viram dinheiro. Sendo aceito em toda a rede Mastercard e podendo sacar na rede 24 horas”.

Agora o Sintracoop irá fazer um levantamento das principais reivindicações da categoria e também com sugestões do sindicato e elaborar a pauta que será encaminhada ao sindicato patronal. Além das sugestões, os trabalhadores também puderam responder um questionário elaborado pelo sindicato sobre a atuação da entidade, se conhecem os cursos de formação gratuitos de secretariado, inglês e educação financeira e também se existe interesse em novos cursos que poderiam ser disponibilizados e outros temas de interesse da categoria. O delegado sindical Rubens Rodrigues afirmou que a receptividade na visita foi excelente. “Os trabalhadores ficaram muito satisfeitos em poder participar das negociações ativamente, também puderam tirar todas as duvidas com relação aos benefícios oferecidos pelo sindicato. Ficaram contentes com a presença e com o trabalho do Sintracoop – AL, que vem se mostrando como um sindicato moderno, democrático e atuante”, comemorou.

Após as negociações, os trabalhadores poderão decidir se aceitam ou não o que foi negociado entre o sindicato laboral e patronal, através de votação secreta em urnas itinerantes em cada local de trabalho. “Assim que concluídas as negociações vamos voltar em cada cooperativa para que os trabalhadores possam ter o direito de decidir sobre seus ganhos e benefícios, pois foi um compromisso que assumimos de sermos intermediadores das negociações, mas quem decide é o trabalhador”, encerrou o presidente Raphael. 

Veja também