27 Janeiro, 2020

SINTRACOOP – DF FIRMA PRIMEIRO ACORDO COLETIVO COM SICOOB PLANALTO CENTRAL

Em assembleia na última semana, os trabalhadores do Sicoob Planalto Central aceitaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho negociada entre o Sintracoop – DF e a cooperativa. Entre as conquistas estão INPC + ganho real de 1%, reajuste de 8,32% no vale alimentação, auxilio babá de meio salário mínimo, além do aumento no auxilio educação que passa de 30% para 50% com a inclusão de cursos de idiomas. A regulamentação do banco de horas também foi discutida no acordo. Segundo o presidente do Sintracoop – DF, Waldir Ferreira, os trabalhadores ficaram satisfeitos com o acordo, que apesar de um ano difícil para as negociações, a proposta negociada foi muito boa. “Sabemos que este ano não será um ano fácil de negociações, mas a cooperativa abriu as portas para o diálogo e as tratativas caminharam de forma tranquila até avançarmos nesta proposta que foi muito boa e bem recebida pelos trabalhadores. Trabalhamos duro, mas agora estamos colhendo bons frutos para os trabalhadores”, afirmou Waldir.

Os diretores do Sintracoop – DF, Tony da Costa e Genilson Firmino Queiroz acompanharam a assembleia que aconteceu na sala de reuniões do Sicoob Planalto Central. Os dirigentes comemoraram o fechamento do acordo coletivo, que conforme explicou Tony, foi uma luta de 11 anos que agora foi concretizada. “Desde a fundação do Sintracoop – DF viemos batalhando por essa negociação, foram anos de luta e agora temos o nosso primeiro acordo coletivo firmado entre o sindicato e a cooperativa. Tenho certeza que daqui pra frente só teremos avanços, agradeço a todos do Sicoob que participaram da negociação e também aos diretores do nosso Sintracoop – DF que nunca desistiram da luta e hoje podemos celebrar mais esta conquista”, comemorou. 

A partir de agora o sindicato fará uma campanha de sindicalização, distribuindo fichas de cadastro aos interessados em fazer parte do sindicato para que formalizem sua filiação. Genilson explicou sobre o sindicato para os trabalhadores, falou sobre os benefícios e que a participação deles é fundamental para as conquistas. “Falamos sobre a importância de estar filiado ao sindicato, principalmente sobre participar das assembleias e atividades para os avanços nas negociações e a garantia de muitos benefícios, mostrando nossa força. Agora já distribuímos as fichas de filiação para os trabalhadores que desejam seguir conosco no sindicato. Tivemos muito trabalho, mas agora estamos tendo o reconhecimento por parte dos trabalhadores que ficaram muito satisfeitos com a atuação do Sintracoop – DF”, finalizou Genilson.

Veja também