TRABALHADORES DO SICOOB CONFEDERAÇÃO – DF APROVAM ROL DE REIVINDICAÇÕES

Reunidos em assembleia geral, os funcionários do Sicoob Confederação aprovaram no dia 09 de outubro o rol de reivindicações que vai dar início às negociações da campanha salarial 2017/2018 entre a cooperativa e o Sintracoop - DF. Antes da assembleia, foi encaminhado um e-mail para todos os colaboradores da confederação solicitando as sugestões para compor o rol. “As sugestões encaminhadas pelos colaboradores foram analisadas levando em consideração a relevância e o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro mediante a nova reforma das leis trabalhistas e visando resguardar os direitos adquiridos e avançar em outras questões julgadas relevantes pelos colaboradores”, explicou o secretário de previdência e relações do trabalho, Genilson Firmino Queiroz.
Com o rol definido foi apresentado aos trabalhadores durante a assembleia, que puderam opinar novamente. “Apresentamos nossas sugestões aos trabalhadores que fizeram suas observações em relação à proposta. Com isso, alguns itens foram alterados e outros suprimidos a pedido da assembleia. Como sindicato democrático que somos, pretendemos estar sempre conectados com os trabalhadores. Precisamos ouvi-los para podermos atender suas reais necessidades, pois só quem está dentro da cooperativa conhece a realidade do seu local de trabalho”, afirmou o presidente Waldir Ferreira da Silva.
No dia 16 de outubro, o Rol de Reivindicações aprovado pela assembleia foi entregue oficialmente para o Sicoob Confederação e ainda nesta data os funcionários também foram comunicados através de e-mail que o rol havia sido protocolado. A partir de agora, o Sintracoop - DF aguarda por parte da confederação uma resposta para o início das negociações. “Nós da diretoria do Sintracoop - DF entendemos que demos um grande passo em direção a novas conquistas para a categoria. Isso graças a grande participação dos filiados e ao apoio da confederação para a realização do evento”, comemorou Genilson.
Ainda durante o encontro, o assessor jurídico do Sintracoop – DF, Claudio Andreola, apresentou aos funcionários a opção dos filiados ao sindicato participarem de ações coletivas propostas pela entidade. Uma delas é reposição das perdas do FGTS. “No período de 1999 a 2016 os trabalhadores tiveram seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS corrigido pela Taxa Referencial – TR, a qual não acompanhou a inflação do período. A correção do FGTS pela TR em verdade foi mínima, havendo inúmeras ações judiciais pleiteando a aplicação de outros índices, como o INPC e IPCA, para os valores depositados no período acima descrito. E nós do Sintracoop – DF também estamos buscando essa reposição para os trabalhadores em cooperativas filiados ao sindicato”, explicou Claudio. Este e um serviço que o Sintracoop - DF coloca à disposição de seus filiados a custo zero.
CLIQUE AQUI E ACESSE O ROL DE REIVINDICAÇÕES