ASSEMBLEIA APROVA ROL DE REIVINDICAÇÕES UNIFICADO

Na manhã desta quarta-feira (28/04), o conselho de representantes da Fenatracoop se reuniu em assembleia geral para deliberar sobre campanha salarial 2021. A reunião foi realizada de forma on-line, devido a pandemia de COVID – 19, e contou com a presença de dirigentes sindicais de todo o Brasil filiados a Fenatracoop. “Como a maioria das datas-bases dos sindicatos começa no dia primeiro de junho, nós nos adiantamos com a extração do rol de reivindicações e já deixamos pronto para os estados que tem suas negociações mais pro final do ano. Essas assembleias são importantes porque conseguimos reunir informações e anseios dos trabalhadores de todo Brasil e assim conseguir montar uma pauta que atenda a todos de maneira justa”, explicou o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira.
Os conselheiros discutiram e aprovaram por unanimidade o Rol de reivindicações que será levado ao sindicato patronal para dar início às negociações salarias de acordo com a data base de cada estado. Foi dada autorização para Fenatracoop negociar e firmar convenções e acordos coletivos nas regiões onde não há sindicato representante de base e para que a entidade contrate advogados para dar andamento jurídico, caso as negociações sejam infrutíferas.
Nos assuntos gerais ficou definido que, se caso a compra das vacinas for liberada pelas autoridades e as cooperativas não adquirirem as doses necessárias para imunizar os trabalhadores, os sindicatos estão autorizados a iniciar o movimento grevista até a imunização dos funcionários. “Nós sabemos que a maioria da categoria de trabalhadores em cooperativa são considerados trabalhadores essenciais, mas são essenciais apenas para trabalhar, para tomar a vacina não. Portanto, assim que aprovado pelas autoridades, nós pressionaremos as cooperativas para que comprem as vacinas e imunizem os colaboradores que não pararam de trabalhar nenhum dia nessa pandemia”, encerrou o presidente.