01 Outubro, 2017

TRABALHADORES APROVAM ACORDO COLETIVO EM DUAS COOPERATIVAS NO PARANÁ

Votação aconteceu nas cooperativas C.Vale em Palotina e Coopagril em Marechal Cândido Rondon.

Dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa, estiveram durante toda a sexta-feira (29) com urnas itinerantes nos mais diversos setores das cooperativas: C.Vale em Palotina e na Copagril em Marechal Cândido Rondon, dando a oportunidade dos trabalhadores votarem, secretamente, para aprovar ou não a proposta de reajuste das cooperativas.
 
Depois de vários encontros e reuniões, onde as cooperativas insistiam em afirmar que devido a crise que o país vem enfrentando, que era quase impossível as cooperativas conceder um reajuste maior que Índice Nacional de Preços ao Consumidor  – INPC, que de junho de 2016 a maio de 2017 fechou em 3,35%, conquistamos não só o INPC, como também o ganho real. “Enquanto as outras categorias de trabalhadores fecharam suas negociações com 2,35%, 3,35% e 4%, nós do Sintrascoopa, conseguimos, depois de muita negociação chegarmos ao índice de 5% de reajuste salarial e mais 5% no Vale Alimentação”, explicou o presidente do Sintrascoopa, Mauri Viana Pereira.
 
Na cooperativa Copagril, 1.947 trabalhadores votaram, sendo que 1.256, 64,5% votaram pela aprovação do reajuste. 302 trabalhadores, o que representa 15,5% optaram pela greve e 5,4%, ou seja, 105 pessoas, votaram pelo dissidio. Somando o índice de quem votou na greve 15,5%, no dissídio coletivo 5,4%, em branco 11,7% e aqueles que anularam o seu voto 2,9%, teremos o índice de 35,5% dos trabalhadores da cooperativa Copagril que não aprovaram o reajuste.
 
Já na cooperativa C.Vale, 4.438 trabalhadores votaram, destes 3.337, 75,2% votaram pela aprovação, 13% (577) votaram na greve. Somando o índice de quem optou pela greve 13%, no dissídio coletivo 5,3%, em branco 5,5% e nulo 1,1%, teremos o índice de 24,9% dos trabalhadores da C.Vale que não ficaram satisfeitos com o reajuste.
 
“As cooperativas precisam se atentar para estes dados, a cada dia que passa, mais trabalhadores, estão se conscientizando de seus direitos e de que o sindicato é a sua ferramenta de luta. Ano que vem tem outra negociação e com certeza será uma realidade diferente e esperamos que a direção das cooperativas entendam que é preciso valorizar mais seus trabalhadores. Na próxima semana, estaremos assinando o Acordo Coletivo de Trabalho com as cooperativas, possibilitando assim que os nosso companheiros possam receber os valores retroativo ao mês de junho”, afirmou Mauri.

Veja também