02 Agosto, 2018

SINTRACOOP – DF FIRMA ACORDO COLETIVO COM A COOPLEM IDIOMAS COM AUMENTO REAL DE 2,5%

Trabalhadores da cooperativa Cooplem Idiomas em Brasília aceitaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho negociada pelo Sintracoop – DF. Foram apresentados aos trabalhadores os itens do acordo que foi aprovado por unanimidade. O instrumento tem validade de dois anos, com rediscussão das cláusulas econômicas em 2019. Segundo o presidente do Sintracoop – DF, Waldir Ferreira da Silva, o acordo além de permitir diversos avanços, ainda conseguiu barrar pontos aprovados pela reforma trabalhista, legislação que passou a valer em novembro de 2017. “Ficamos muito satisfeitos com as conquistas que garantimos para os trabalhadores da Cooplem Idiomas, com aumento real e diversos benefícios, além disso, em nossa negociação não entrou nenhuma vírgula da reforma trabalhista. Mantivemos todos os direitos e ainda garantimos mais proteção aos trabalhadores. Isso é reflexo de nos colocarmos abertos ao diálogo e também por permanecermos firmes e fortes na negociação”, comemorou Waldir.

Dentre os benefícios conquistados estão: reajuste compreendendo a reposição inflacionária acumulada para a data-base de 1° de junho de 2018 e mais 2,5% de aumento real, incidentes sobre todos os itens econômicos do act. Aos trabalhadores ficou garantido: vale-alimentação (turno de 8 horas) e vale-transporte sem qualquer tipo de desconto para os trabalhadores, além de auxílio-educação com a cooperativa custeando até 25% do valor da graduação e 1 bolsa-idioma integral (inglês, francês, japonês ou espanhol) que pode ser usufruída pelo trabalhador ou seu dependente legal. Conquistamos também a redução da parcela paga pelo trabalhador no plano de saúde de 50% para 40%. Para manter a atividade sindical atuante na cooperativa, vamos eleger delegado sindical de base, com estabilidade durante a vigência do acordo, tudo pactuado em nosso instrumento coletivo.

Para Waldir, estas conquistas só faram possíveis porque os trabalhadores confiaram na capacidade de negociação do sindicato e não abriram mão de ter uma entidade que pensa no trabalhador com pessoa humana e não como uma máquina. “Os funcionários da cooperativa nos deram uma grande demonstração de confiança durante as negociações deste ano, pois sabem que nós colocamos como ponto principal a saúde e segurança do trabalhador, pleiteamos sempre que ele seja constantemente valorizado e motivado para realizar suas atividades com tranquilidade”, ressaltou o presidente.

Veja também