01 Fevereiro, 2019

CAMPANHA SALARIAL 2019 – DIRETORES DO SINTRACOOP E SINTRASCOOPA REUNEM-SE PARA PLANEJAMENTO DE AÇÕES

Com o intuito de organizar as ações que serão colocadas em prática neste ano de 2019, os dirigentes sindicais dos sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop estiverem reunidos na quinta-feira (31/01), na sede da delegacia sindical na cidade de Ubiratã. A reunião de trabalho, que foi conduzida pelo presidente das entidades e também da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, teve como objetivo a discussão e aprovação de diversos assuntos sindicais e de interesse da categoria.

Mauri iniciou a reunião colocando em pauta as dificuldades que os sindicatos passaram em 2018 por conta da reforma trabalhista e a tentativa de enfraquecer as entidades sindicais. Ressaltou a importância de se ter buscado uma outra alternativa para a manutenção dos trabalhos, criando um sistema tributário único sindical, reconhecido e aprovado em assembleia por milhares de trabalhadores. “Nós buscamos essa alternativa para mantermos viva a nossa categoria, passamos por muitas dificuldades em 2018, porém conseguimos nos fortalecermos para enfrentarmos as batalhas que virão em 2019. A contribuição confederativa, que já foi copiada pelo patronal, foi a solução para garantir que os trabalhadores estejam bem representados e isso foi demonstrado em nosso congresso em março do ano passado, onde esse sistema foi aprovado pelos trabalhadores com 93% dos votos”, afirmou o presidente.

Durante o encontro foi apresentado um balanço das atividades em 2018 e a previsão para 2019, onde foi estabelecido um calendário para as negociações salariais. “Nós agendamos os congressos e assembleias para darmos inicio as negociações, em 16 de março faremos uma assembleia com os trabalhadores para a extração do Rol de Reivindicações e vamos negociar até junho com o patronal, onde faremos um grande congresso para aprovação ou não do que foi negociado, se a categoria aceita, se entraremos com dissidio ou greve. Não vamos estender as negociações. Após o fechamento da Convenção Coletiva partiremos para a negociação dos Acordos Coletivos diretamente com as cooperativas”, explicou Mauri. 

Além do planejamento anual, a reunião também discutiu a questão das delegacias e remanejamento de delegados. Mauri ressaltou que quando muitos sindicatos estão fechando portas e demitindo funcionários, a nossa categoria se manteve firme sem fechamento de delegacias e garantindo os empregos, mesmo com dificuldades. “Nós mantivemos todas as nossas delegacias em pleno funcionamento e nossos funcionários continuam conosco, é difícil uma categoria que tenha conseguido isso, mas foi resultado do nosso planejamento, de estarmos preparados para enfrentar a crise. Estamos vendo a cada dia a extinção dos órgãos defesa do trabalhador, por isso é necessário que os sindicatos, que não dependem de dinheiro  e não são tutelados pelo governo, mantenham-se em pé, pois será a única trincheira de defesa dos trabalhadores que restará”, alertou.

Por fim, ficou estabelecido também que em breve os trabalhadores terão acesso a mais um ônibus da acupuntura que deve atender ainda mais trabalhadores. Um projeto que tem trazido inúmeros resultados com a cura de enfermidades, diminuição dos atestados e mais qualidade de vida aos funcionários das cooperativas. “Nós prometemos uma nova unidade no congresso do ano passado, mas infelizmente devido a crise, não conseguimos implantar. Mas para este ano garantimos um ônibus agora e até o final do ano um terceiro ônibus. Já estamos com 8 mil pacientes de alta e mais de 18 mil atendimentos, números que mostram a eficácia do tratamento e a satisfação dos trabalhadores”, encerrou Mauri.

Veja também