19 Fevereiro, 2019

SINTRACOOP – MN CONQUISTA REGISTRO SINDICAL

O Sindicato Interestadual dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco – Sintracoop – MN, conquistou na última quinta-feira (14/02) o seu registro sindical, conforme publicação no diário oficial da união de mesma data. A entidade já atuava em parceria com a Fenatracoop nos estados do médio nordeste, agora com a conquista, o Sintracoop – MN poderá andar com as próprias pernas com a relação à legalidade da entidade, negociando e assinando os instrumentos coletivos de trabalho, nas demandas jurídicas e nas próprias ações coletivas em favor dos trabalhadores representados pelo Sintracoop – MN. Para o presidente do Sintracoop – MN, Pedro Antônio Pinto, este é apenas o início do trabalho. “Apesar de a Fenatracoop desde 2009 estar fazendo a representação destes trabalhadores, de termos convenções e acordos coletivos com todas as cooperativas do nordeste, agora temos a representação em primeiro grau nos quatro estados que nosso registro nos permite. É uma conquista muito importante, é a confirmação da luta que a gente tem travado. Considero que é apenas o início, nós temos pela frente um trabalho de afirmação e de responsabilidade do sindicato perante os trabalhadores, num momento especialmente difícil para eles, onde há uma quantidade muito grande de desempregados e temos que confirmar as conquistas já realizadas pela categoria. Então é só o início do trabalho. Um bebê que está nascendo e tem uma longa trajetória pela frente”, afirmou Pedro. 

A concessão do registro tem caráter definitivo e exclui todos os demais sindicatos pretendentes a representar a categoria. Constituído e agora legalizado, o Sintracoop – MN poderá representar de forma ainda mais efetiva os trabalhadores em cooperativas da região, pois já contava com a credibilidade de sua diretoria perante os trabalhadores e também perante o patronal e agora também perante a lei, vai poder atuar de forma mais especifica nas questões de representatividade. “Estamos efetivamente reconhecidos como sindicato de primeiro grau, com isso nós teremos assembleias para extração de rol, negociação com a participação direta do trabalhador de cooperativa, com a sua filiação dentro do sindicato, com a sua representação dentro do sindicato. Num momento muito difícil que será de confirmação de conquistas. Há uma nova legislação trabalhista que tirou alguns direitos dos trabalhadores e essa decisão vem nos dar o direito de defender esses trabalhadores como representantes legítimos. Tenho certeza que com o apoio de Fenatracoop, que sempre foi a parceira de primeira hora e na verdade é a mãe do Sintracoop – MN nós teremos êxito e inteligência para conseguirmos as conquistas necessárias”, comemorou Pedro. 

Presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, parabenizou o Sintracoop – MN pela conquista e enalteceu o feito que possui reflexo para todo o país. “Essa é mais uma grande conquista da nossa categoria e um presente aos trabalhadores em cooperativas não só na região do médio nordeste, mas para todo o país, que agora poderão lutar com ainda mais afinco por um mercado de trabalho cada vez mais moderno e que valorize seu quadro de funcionários. E nessa árdua, mas gratificante caminhada a diretoria executiva da Fenatracoop, vai continuar auxiliando o Sintracoop – MN e reafirma a sua disposição de continuar incansavelmente lutando para elevar nossa categoria a patamares cada vez mais altos, até atingirmos a máxima excelência enquanto entidade sindical”, encerrou Mauri.

 

MAURI VIANA, PRESIDENTE DA FENATRACOOP, COMEMORA A CONCESSÃO DO REGISTRO E LEMBRA DE TODO O PROCESSO PARA MAIS ESSA CONQUISTA DA CATEGORIA

 

O Sintracoop – MN é mais uma prova da luta da organização da categoria no Brasil inteiro. A Fenatracoop sempre se pautou em buscar e instituir uma representação sindical na base. Nunca a Fenatracoop comungou ou comunga da ideia de representar a categoria em segundo grau, mantendo os trabalhadores como categoria inorganizada. Vários dirigentes sindicais nesse país dão o péssimo exemplo de manter sua representatividade sem democratizar a representação. Prova disto, eu Mauri Viana, desmembrei meu sindicato em 8 sindicatos, criei em todo o Brasil 28 sindicatos que eram base de representação da Fenatracoop. Isto, creio, deveria ser seguido pelos dirigentes sindicais desse país, se fosse, a imagem do dirigente sindical não estaria tão desgastada. 

Lembro – me bem quando preparei um dirigente sindical para esta missão. Dei formação sindical e formação em administração sindical, sem imputar viés ideológico partidário, mas sim uma ideologia de interesse trabalhista, na defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores. Lembro-me do dia em que confeccionei o edital de convocação para ser publicada a assembleia de fundação do Sintracoop – MN, participei da assembleia e conduzi os trabalhados desde a mobilização até a execução da assembleia. Investimos pesado financeiramente, com material humano e estrutura. Colocamos nossa tropa de choque nas ruas, unindo os 4 estados para tal fundação. 

Conquistamos o registro sindical em um prazo recorde, do protocolo até a concessão foi de um ano e meio. 18 meses. O Ministério do Trabalho e Emprego  estava enfrentando fortes denúncias de registro espúrio, de venda de registro sindical e mesmo com tudo isso, nós tivemos a honra de termos o primeiro registro sindical concedido por um ministro emblemático e legalista, o Dr. Sergio Moro, que vem a coroar nosso trabalho e mostrar que a Fenatracoop sempre foi injustiçada pela condução ideológica e partidária daquele extinto ministério. Me resta agora parabenizar os trabalhadores em cooperativas e também as cooperativas por entregarem meu currículo a essa brava gente.     


MAURI VIANA PEREIRA 
PRESIDENTE DA FENATRACOOP

CONFIRA ABAIXO A AVALIAÇÃO DO PRESIDNETE DO SINTRACOOP - MN, PEDRO ANTÔNIO PINTO, COM RELAÇÃO A CONQUISTA DO REGISTRO.

 

 

Veja também