21 Março, 2019

PROGRAMA SAÚDE DO TRABALHADOR

PROGRAMA SAÚDE DO TRABALHADOR


BENEFÍCIOS PARA TODA CADEIA PRODUTIVA


A preocupação com a saúde do trabalhador e os impactos que a falta de prevenção e cuidados são inúmeros e atingem toda a cadeia produtiva. A secretaria do Trabalho e Emprego impõe como regra a todas as empresas que sejam realizados exames de saúde na admissão, demissão e periodicamente com objetivo de resguardar a qualidade de vida do trabalhador. Mas atualmente a saúde ocupacional vai muito além de exames e consultas, é preciso pensar a longo prazo, em prevenção e principalmente ter a sensibilidade com o valor da saúde e os cuidados com ela. Como a qualidade de vida está diretamente relacionada à produtividade do trabalhador, é fator determinante investir na saúde deste e na segurança no ambiente de trabalho. Precisamos fiscalizar se as cooperativas estão cumprindo a lei, mas não só isso, o sindicato também tem o dever de investir em meios alternativos que busquem condições para o bem-estar dos trabalhadores


Pensado nisso, a Fenatracoop desenvolveu em 2017 o programa saúde do trabalhador, onde uma unidade móvel leva tratamento de acupuntura gratuita diretamente nos locais de trabalho, um projeto ousado que tem trazido inúmeros benefícios não só para os trabalhadores, mas também para as cooperativas.  É uma opção de tratamento rápido de respostas eficazes na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. As sessões duram em torno de 10 minutos a cada 15 dias. Não atrapalha a produção e garante um trabalhador disposto e saudável, diminuindo, inclusive, o número de atestados médicos e de doenças ocupacionais. 


A unidade móvel tem capacidade realizar 40 atendimentos a cada 4 horas e já possui uma extensa lista de espera, o que fez a entidade se mobilizar para providenciar novas unidades de atendimento. O retorno de satisfação é muito grande com relação ao tratamento de diversas patologias. O programa piloto está sendo testado na base dos sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa, no Paraná e, com base nos atendimentos, a taxa de cura é de cerca de 80%, além de a procura ter aumentado, o que comprova que este programa tem apresentado respostas positivas e satisfatória para todos.


A acupuntura é uma especialidade que foi desenvolvida na China há mais de cinco mil anos e compõe a medicina tradicional chinesa. A acupuntura parte do princípio de que o estímulo da agulha pode provocar uma carga elétrica que desencadeia potenciais de ação para reequilibrar o sistema neurofisiológico ou a função do núcleo olivococlear. Estímulos de acupuntura em pontos específicos tratam de evocar uma resposta do organismo para resolver uma situação clínica específica para recuperar a saúde ou para prevenir a doença. Esse resultado deve-se à estimulação incremental de processos regenerativos, normalização das funções orgânicas de regulação e controle, modulação da imunidade e de promoção de analgesia.

 

Veja também