24 Abril, 2019

SINTRACOOP – AL FIRMA ACORDO COLETIVO COM SICOOB MACEIÓ – AL

Foi encerrada nesta terça-feira (23/04) as negociações para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho entre o Sintracoop – AL, representante dos trabalhadores, e o Sicoob de Maceió (AL). Após muitas negociações, que contou com a participação dos funcionários da cooperativa no processo, o acordo resultou em diversos itens importantes que vão beneficiar o trabalhador como: previdência privada, reajuste salarial e do vale alimentação, plano odontológico, que anteriormente era pago pelo trabalhador e agora foi assumido integralmente pela cooperativa, estímulo ao estudo de 50% do valor da mensalidade limitando - se a R$ 250,00 reais, participação nos resultados, estabilidade pré-aposentadoria, e ainda, os trabalhadores que utilizam veículos próprios poderão optar pela utilização/substituição do vale transporte por vale combustível.

Segundo o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, a negociação foi bastante vantajosa para o trabalhador e também para a cooperativa, que vai contar com funcionários mais engajados e satisfeitos. “A negociação foi árdua, mas conseguimos garantir ao trabalhador um acordo que contasse com itens que vão além do trivial, implantamos benefícios que vão oferecer mais tranquilidade, pois conta com suporte e estimulo desde a questão financeira, de saúde, educação, transporte até a aposentadoria. Isso faz com que os trabalhadores se sintam valorizados o que também é importante para a cooperativa que vai poder contar com funcionário satisfeito que produz mais e melhor, além de diminuir a rotatividade. Com a mediação do sindicato todos saem ganhando e ficamos felizes com isso”, ressaltou o presidente.
 
O acordo também prevê a implantação da contribuição confederativa, novo sistema de financiamento sindical instituído pela Fenatracoop e pelos sindicatos filiados visando o custeio do sistema sindical da categoria. “A contribuição confederativa é a forma de mantermos os trabalhos da entidade sindical e oferecer suporte ao trabalhador não só nas negociações, mas também atuando na defesa da categoria em todas as esferas. Além disso, o sindicato conta com estrutura que oferece diversos benefícios aos associados como convênios, cursos de capacitação profissional para associados e dependentes, enfim, uma gama de serviços que vem beneficiar os associados. A implantação do sistema demonstra que os trabalhadores valorizam o seu sindicato e sabem da importância dele para garantir direitos e conquistar benefícios. Agradecemos a todos pela confiança”, encerrou Raphael. 

Veja também