28 Novembro, 2019

SINTRACOOP – AL PROTOCOLA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES NA OCB/AL

A data base da categoria dos trabalhadores em cooperativas do estado de Alagoas é 01 de janeiro e por este motivo, a diretoria do Sintracoop – AL já deu início às negociações para a campanha salarial 2020. Na manhã desta quinta-feira (28), o presidente do Sintracoop, Raphael Miguel, esteve na sede da OCB de Alagoas para protocolar a pauta de reivindicações e também tratar de assuntos importantes para o planejamento do próximo ano. “Estivemos em reunião com o assessor jurídico do sindicato patronal, João Ramiro, e apresentamos a ele nossos projetos para 2020 que vão além das negociações salariais, mas também para proporcionar aos nossos trabalhadores mais qualidade de vida”, adiantou o presidente.

 

Um dos projetos apresentados foi o de reestruturação sindical, que tem por objetivo oferecer aos trabalhadores uma forma de receber os seus benefícios conquistados através das negociações do sindicato em uma única conta, um único cartão e que ele possa usar onde quiser. Segundo presidente do Sintracoop – AL, as conquistas vêm para complementar o salário como o vale alimentação, combustível, participação nos resultados. É uma forma de ajudar o trabalhador a ganhar mais, porém esses benefícios ficam engessados. O vale alimentação só no mercado, o vale transporte só no ônibus, o vale combustível só no posto, então isso acaba fazendo com o trabalhador tenha o dinheiro, mas ao mesmo tempo não tenha. “Nossa proposta é incluir tudo em único cartão e o trabalhador pode gastar onde quiser, ter uma conta digital onde possa pagar contas, sacar o dinheiro nos caixas 24 horas e nas casas lotéricas. Fazer o que ele bem entender com o dinheiro. Já fizemos uma consulta prévia com os trabalhadores e constatamos que eles têm muito interesse. Vamos levar esse projeto pra todas as cooperativas do nosso estado”, explicou.

 

Outro programa que foi apresentado ao sindicato patronal foi o de turismo regional para o trabalhador. Esse projeto, desenvolvido pela Fenatracoop, visa oferecer pacotes turísticos a preços acessíveis para que os trabalhadores possam passar dias de diversão em família sem pesar no orçamento. Este projeto está sendo apresentado aos sindicatos filiados à federação e Alagoas será o segundo estado a implantar o turismo do trabalhador. “Esperamos contar com a parceria do Sescoop/OCB de Alagoas para colocarmos esse projeto em prática, subsidiarmos e darmos a oportunidade de os trabalhadores poderem passar um fim de semana agradável e tendo a chance de conhecer novos lugares no nosso estado! Os trabalhadores merecem por todo esforço que dedicam ao crescimento das cooperativas alagoanas”, afirmou Raphael.

 

Quanto a pauta de reivindicações que vai discutir o fechamento da convenção coletiva, agora o Sintracoop – AL aguarda o agendamento da reunião para a primeira rodada de negociações da companha salarial 2020. Assim que esgotadas as tratativas e aprovado em assembleia, o Sintracoop - AL levará aos trabalhadores em jornal específico do sindicato a proposta integral e os trabalhadores votarão se aceitam ou não as propostas para os instrumentos coletivos.

Veja também