13 Dezembro, 2019

SINTRACOOP COMEMORA 27 DE LUTA E CONQUISTAS!

O Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná, o Sintracoop, celebra neste dia 13 de dezembro 27 anos de existência. A entidade foi a primeira da categoria a ser fundada no Brasil e coleciona conquistas para os trabalhadores em cooperativas. Em uma assembleia na cidade de Guarapuava com 81 trabalhadores, o sindicato foi criado. “Foram inúmeras barreiras enfrentadas até a conquista do registro sindical. Contra o sindicato patronal, contra as cooperativas, contra o judiciário, mas vencemos! Hoje temos muito orgulho de sermos uma categoria pioneira em diversas ações em prol do trabalhador”, afirmou o presidente da entidade, Mauri Viana Pereira.

Sendo o primeiro sindicato de trabalhadores em cooperativas, o Sintracoop também foi exemplo e inspiração para a consolidação da categoria em todo o país. “Depois de nós, foram surgindo os sindicatos em outros estados, ajudamos na fundação, montamos a nossa federação e hoje somos essa massa gigante que impulsiona a economia brasileira pelas mãos dos trabalhadores. Tudo graças aquela sementinha que começou a nascer no dia 13 de dezembro de 1992”, ressaltou Mauri.

Nesses 27 anos muitas foram as lutas, foram realizados congressos, assembleias, greves e mobilização por toda a base da entidade. Quando a categoria organizou-se em todo o país, a taxa de morte no campo caiu drasticamente, graças à atuação dos sindicatos e da Fenatracoop, que através do trabalho de base conseguia identificar as falhas nas cooperativas e garantir que o trabalhador tivesse o mínimo de dignidade e segurança em seus locais de trabalho e para isso enfrentou muitas batalhas. “As empresas em todo o Brasil compram os sindicatos para lascar com o trabalhador. Eu dormi dentro de carro, em praça pública e o resultado do trabalho: baixamos de 500 mil pessoas que morriam em cada safra, para 3 ou 4 neste último ano. Só isso já valeu a pena. Manter a vida dos trabalhadores. Se não fosse a atuação do sindicato muitas vidas ainda continuariam sendo perdidas”, explicou.

O Sintracoop sempre foi e continua sendo um precursor do movimento sindical. Projetos como o programa saúde do trabalhador, que leva tratamento de acupuntura aos associados em seus locais de serviço, tem mudado a vida dos trabalhadores, que estão deixando de sentir dores, depressão, ansiedade e muitos outros males. O turismo do trabalhador já levou mais de 1300 trabalhadores com suas famílias para passar dias de férias agradáveis a um baixo custo, subsidiado pelo sindicato. Além de serviços como assessoria jurídica, salão de beleza, dentista, chave de desconto e muito mais. “Temos muito orgulho da história que construímos e temos certeza que juntos vamos caminhar ainda mais adiante, em busca de salário justo, benefícios, saúde e segurança no trabalho e qualidade de vida para nossos companheiros trabalhadores e seus familiares”, comemorou Mauri.

Veja também