06 Março, 2020

FENATRACOOP E OCB BAHIA FIRMAM CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

A Fenatracoop, representante dos trabalhadores em cooperativas no Brasil e a OCEB/SESCOOP BAHIA, representante patronal das cooperativas, assinaram as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) Ramo Crédito e demais ramos, válidas para o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, com rediscussão das cláusulas econômicas em janeiro de 2021.  A negociação final da CCT aconteceu no fim de fevereiro em reunião entre o superintendente da Fenatracoop, Raphael Miguel, e o presidente da OCEB/SESCOOP, Cergio Tecchio. 

Com a nova convenção ficam garantidos aos trabalhadores reposições salariais acima da inflação, reajuste de piso salarial, auxilio refeição/alimentação, além de outros benefícios econômicos, sociais, de saúde e segurança no trabalho. “Este ano as negociações foram se encaminhando mais rapidamente e conseguimos firmar um bom acordo para os trabalhadores baianos em tempo curto, tivemos avanços importantes, mas vamos continuar lutando para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos funcionários das cooperativas da Bahia e de todo o Brasil”, afirmou o diretor da Fenatracoop, Raphael Miguel. 

Os reajustes devem ser aplicados já na folha salarial do mês de março, retroativos ao mês de janeiro, data-base da categoria. A convenção incluiu itens também como seguro de vida, regulamentação de horas extras, gratificações, adicionais que também passam a valer a partir da assinatura. “Conseguimos manter e ampliar os benefícios para os trabalhadores. Com o ganho real, devolvemos pelo menos um pouco do poder de compra comprometido pela inflação. Estamos sempre trabalhando em conjunto para garantir os benefícios e também a manutenção dos empregos, então foi uma negociação satisfatória para ambos os lados. Estamos sempre abertos ao diálogo e foi isso que proporcionou as conquistas nas convenções deste ano”, avaliou Raphael. 

Além da Convenção Coletiva, a Fenatracoop também pode firmar Acordos Coletivos diretamente com cada cooperativa, definindo regramento específico de acordo com a realidade de cada local de trabalho. “Nós firmamos uma CCT geral e vamos firmar acordo com cada cooperativa que tiver interesse em uma negociação diferenciada para seus funcionários, assim regulamentar benefícios oferecidos aos trabalhadores, terem segurança jurídica e em uma possível fiscalização estarem resguardadas”, afirmou. A cooperativa que tiver interesse pode procurar a sede em Brasília, que fica na Avenida Comercial 1151 - Setor Tradicional, região administrativa de São Sebastião e o telefone para contato é o (61) 3366-1274. Já a subesede da federação em Salvador fica na Avenida Antônio Carlos Magalhaes, 2501 - Ed. Profissional Center Sala 1122 – Pituba - TELEFONE: (71) 3018 5552.

Veja também