22 Março, 2021

TRABALHADORES DAS COOPERATIVAS COANORP/NOVA PRODUTIVA E INTEGRADA APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

A FENATRACOOP e o SINTRACOOP realizaram no último sábado e domingo (20 e 21/03) as primeiras assembleias gerais intersindical para apresentação, discussão e aprovação do rol de reivindicação para acordo coletivo de trabalho para o exercício de 01/06/2021 à 31/05/2022. Devido a pandemia de Covid – 19 e a impossibilidade de reunir trabalhadores de forma presencial, a assembleia foi realizada de forma on-line através de uma plataforma desenvolvida pela Fenatracoop especialmente para apresentação da assembleia, onde os trabalhadores puderam votar se aprovavam os itens dos Acordos Coletivos que serão apresentados as cooperativas para dar inicio da campanha salarial. 

Foram discutidos itens sociais e econômicos como REAJUSTE SALARIAL, VALE ALIMENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS, entre outros. A votação foi realizada de forma eletrônica, onde os trabalhadores puderam clicar nas alternativas de SIM, NÃO ou abster-se. O resultado da votação fica gravado pelo sistema, assim como a lista de presença dos trabalhadores que é gerada através dos cadastros na plataforma. 
O presidente da Fenatracoop e do Sintracoop, Mauri Viana Pereira, explicou o desafio que foi oferecer aos trabalhadores uma forma de participarem das negociações deste ano. “Estamos mais uma vez na vanguarda do sindicalismo brasileiro, inovando através das assembleias on-line. Desenvolvemos uma plataforma exclusiva para garantir a lisura do processo e permitir que nesse momento tão delicado que estamos passando, os trabalhadores possam ter acesso as negociações e participarem, como sempre oportunizamos a todos em todos os anos. Infelizmente não pudemos estar juntos presencialmente como gostaríamos, mas já nas primeiras assembleias percebemos que mesmo longe, nós conseguimos estar perto de cada trabalhador. Tenho certeza que as próximas terão o mesmo sucesso. Gostaria de agradecer a todos que participaram conosco”, agradeceu o presidente.

Além das discussões do rol de reivindicações, o presidente ainda apresentou um balanço das ações sociais do sindicato que visam melhorar a saúde e qualidade de vida do trabalhador, como a acupuntura e o turismo do trabalhador. Também, foram sorteadas entre os presentes, 10 contadas digitais do Free My Bank com crédito de R$ 500,00 para gastar como quiser. “Não poderíamos também deixar de presentear os participantes, como sempre fizemos nas assembleias presenciais. Então sorteamos esseS valores com as contas da Free My Bank com esse crédito que tenho certeza vai fazer diferença na vida desses 10 sorteados. Semana que vem termos mais assembleias, da cocari e Aurora e quero convidar esses trabalhadores a participarem também”, encerrou o presidente.  

RESULTADOS

ASSEMBLEIA COANORP/NOVA PRODUTIVA
Na assembleia de sábado, os trabalhadores presentes aprovaram rol de reinvindicação apresentado e discutido para acordo coletivo de trabalho com 86% dos votos favoráveis. 

ASSEMBLEIA INTEGRADA:
Na assembleia de domingo, na cooperativa integrada os trabalhadores também aprovaram o rol de reinvindicação apresentado e discutido para acordo coletivo de trabalho com 86% dos votos favoráveis.

Para quem não assistiu, as assembleias estão disponíveis no nosso canal no YouTube. 

 

ASSEMBLEIA COANORP/NOVA PRODUTIVA

 

 

ASSEMBLEIA INTEGRADA

 

Veja também