16 Maio, 2022

TRABALHADOREM EM COOPERATIVA NO PARANÁ REALIZAM SEU 20º CONGRESSO ESTADUAL

Na manhã deste domingo (15/05) os trabalhadores em cooperativas da base dos sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa, com o apoio da Fenatracoop realizaram mais um congresso estadual da categoria. O objetivo do encontro foi extrair a pauta de reivindicações para as negociações salariais entre as entidades sindicais laborais e o sindicato patronal. O congresso contou a participação de dirigentes sindicais de diversos estados brasileiros que fizeram questão de prestigiar o evento, nesses 30 anos de Sintracoop, sindicato fundador da categoria no Brasil. 

 

A data-base da categoria é no mês de junho, por isso o congresso acontece já no mês de maio. O encontro foi realizado de forma virtual e as deliberações de forma digital. Os trabalhadores se inscreveram para o congresso antecipadamente e através do link de transmissão puderam discutir e votar, onde com 97% dos votos optaram pela aprovação dos Rol de reivindicações. “Nós sempre realizamos este congresso de forma presencial, porém desde o início da pandemia estamos realizando de forma virtual. Entendemos que ainda não é hora de reunir presencialmente tantas pessoas, pois sabemos a quantidade de trabalhadores que participam desse nosso congresso que já virou tradição na nossa categoria. Mesmo virtual, tivemos uma participação maciça dos trabalhadores, que estão cientes da importância de participar das decisões do sindicato. Ficamos muito contentes com a presença de tantas pessoas, que confiam e apoiam o nosso sindicato”, comemorou o presidente Mauri Viana.  

 

Além da discussão econômica e social, durante o congresso foi apresentado aos trabalhadores os programas sociais dos sindicatos como o Turismo do Trabalhador, saúde do trabalhador com tratamento de acupuntura, os serviços oferecidos gratuitamente pelas delegacias sindicais como cabelereiro, psicóloga, convênios, assessoria jurídica e muitos outros. Em comemoração aos 30 anos do Sintracoop, foram sorteados aos trabalhadores 140 mil reais em dinheiro, através da presença premiada. “Assim como os trabalhadores ficam contentes com o prêmio, nós também ficamos por eles. É sinal de que o nosso trabalho tem dado frutos, que fizemos um trabalho bem-feito e que os trabalhadores têm confiado no sindicato e isso é muito gratificante. Essa campanha desse ano vai ser difícil, mas nós vamos lutar por um ganho real e vamos conquistar”, afirmou o secretário geral do Sintracoop, André Franco de Oliveira. 

 

Para o secretário de finanças do Sintrascoopa, Nivair de Castro de Souza, o congresso foi uma colheita do resultado plantado pelo trabalho do sindicato ao longo dos anos. “Essa grande participação dos trabalhadores veio para coroar o trabalho que a gente vem fazendo nas bases e é muito gratificante ver o trabalhador aqui conosco, votando, participando. O trabalhador quando ele participa ele fortalece o sindicato. Sozinho o sindicato não tem força, mas com essa massa que está procurando seus direitos através do sindicato é uma satisfação de todos nós. Podem ter certeza de que a partir de amanhã a luta continua, reivindicando os seus direitos, cumprindo nosso papel”, agradeceu Nivair.

 

Os próximos passos da negociação é apresentar ao sindicato patronal essa pauta de reivindicações extraída no congresso e depois levar aos trabalhadores a contraproposta patronal para que eles decidam se aceitam ou não a proposta. “Agora vamos negociar e quando estivermos com a proposta em mãos levar a votação dos trabalhadores para que eles possam novamente votar e participar, como um sindicato democrático que somos. Obrigado a todos pela participação, pelo engajamento e pela confiança em nosso trabalho”, encerrou o presidente Mauri Viana. 

Veja também