15 Junho, 2022

TRABALHADORES REJEITAM CONTRAPROPOSTA PATRONAL NO ESPÍRITO SANTO

No último sábado (04/06) o Sintracoop – ES realizou sua tradicional assembleia dos trabalhadores que após os 2 anos de pandemia voltou ser realizada de forma presencial. Durante a assembleia foi apresentada aos trabalhadores a contraproposta patronal para companha salarial 2022 dos ramos de crédito, saúde, geral/educacional, trabalho e transporte e agropecuário para o aditivo da CCT 2021/2023. O Sintracoop - ES protocolou no início de abril junto a OCB-ES as propostas dos trabalhadores extraída em congresso geral, onde o sindicato patronal retornou com os índices apresentados na assembleia.

A assembleia foi aberta pelo presidente Evaristo, que disse estar emocionado em voltar “Após 2 anos sem realizar a nossa assembleia de forma presencial, estamos felizes por estarmos de volta. O trabalho sindical é árduo, estamos sofrendo muitos ataques, mas quando vemos um auditório lotado e a confiança de vocês trabalhadores, isso nos dá forças para continuar com o nosso trabalho sério”, comemorou.  

Neste ano as negociações serão realizadas a fim de firmar os aditivos da Convenção Coletiva de Trabalho, que tem validade de dois anos entre 2021 e 2023, por isso serão reajustados apenas os índices econômicos. O presidente Evaristo explicou aos presentes a diferença entre Convenção e Acordo Coletivo e como seriam as negociações em 2022, agradecendo a presença dos presentes. “É através da assembleia e da participação dos trabalhadores é que podemos garantir nossas conquistas, onde os nossos direitos são garantidos e não retirados. Um sindicato forte que conta com o apoio da categoria. Agradecemos a todos que estão conosco aqui esta tarde”, explicou.

Após a apresentação dos índices propostos pelo patronal os trabalhadores puderam votar se aceitariam ou não a contraproposta. A maioria dos presentes optou pela continuidade das negociações, rejeitando os reajustes oferecidos. A partir de agora, os diretores do Sintracoop – ES irão reagendar novas rodadas de negociações para melhorar esses índices. “Agora vamos formalizar a recusa dos trabalhadores na OCB e já reagendar novas negociações, pois somos os representantes dos trabalhadores, eleitos por eles para negociarmos, mas a decisão final sempre será do trabalhador”, afirmou o secretário geral da entidade, Everaldo Antônio de Souza.

O evento contou com a presença da vice-governadora, Jacqueline Moraes, que parabenizou a categoria pela assembleia, pela entidade democrática e forte que são os trabalhadores em cooperativas no estado. Como nas outras edições, ao final do evento foram sorteados diversos prêmios aos trabalhadores presentes. O presidente Evaristo agradeceu a todos os presentes pela participação e deixou a assembleia em aberto até que seja tomada nova decisão sobre os reajustes previstos para os aditivos da CCT.

 

Veja também