13 Julho, 2022

FENATRACOOP ASSINA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO PIAUÍ

Após mediação do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), na superintendência regional do Piauí, conduzida pelo mediador Gustavo de Moura Melo, a Fenatracoop e o sindicato patronal das cooperativas a OCB/PI chegaram a consenso para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho que vai beneficiar os trabalhadores em cooperativas no estado. “Já há algum tempo estávamos buscando negociação com a OCB e não tivemos nenhum resultado positivo, com a intermediação do MTE, finalmente nossa convenção está assinada”, afirmou o diretor de negociações Coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro.

 

Em duas audiências realizadas na sede do MTP no Piauí, nesta segunda e terça-feira (11 e 12/07) os representantes chegaram a um acordo e possibilitou aos trabalhadores em cooperativas do Piauí tivessem um instrumento coletivo que regesse as relações de trabalho, além do reajuste salarial, já que estão há um ano e meio sem aumento. “É impensável o trabalhador ficar tanto tempo esperando um reajuste salarial que não vem, ainda mais com o custo de vida que não para de subir. Graças a insistência da nossa federação e ao empenho do mediador do Secretaria de Relações do Trabalho, Gustavo, que nos ajudou, hoje conseguimos assinar a convenção em prol dos trabalhadores”, explicou o secretário de finanças da Fenatracoop, Raphael Miguel. Raphael afirmou ainda que os outros estados que estão sem convenção coletiva, também serão convidados junto ao MTP para a negociação.

 

Além das cláusulas econômicas como vale alimentação, piso e reajuste salarial, o instrumento ainda conta com cláusulas sociais, normatização de banco de horas, quebra de caixa, de saúde e segurança no trabalho. “A Fenatracoop há anos vem trabalhando para organizar a categoria em todo o país e essa conquista é de grande importância para os trabalhadores em cooperativas no estado, que são uma categoria reconhecida e agora valorizada, pois tem todo o apoio da Fenatracoop e seus sindicatos filiados”, comemorou o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira.

 

Participaram da mediação o diretor de negociações coletivas da Fenatracoop, Anderson Castro, o secretário de Finanças da Fenatracoop, Raphael Miguel. O sindicato patronal foi representado por seu presidente Izaias Sebastião de Almeida Neto e Adriano Kleiton de Carvalho Barbosa, titular do Conselho Administrativo da OCB/PI.  O instrumento é válido entre 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023, com rediscussão das cláusulas econômicas em janeiro de 2023.

Veja também