01 Agosto, 2023

ENCERRAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NO PARANÁ: SINDICATOS SINTRACOOP E SINTRASCOOPA FIRMAM ACORDO COM AS COOPERATIVAS

O Sintracoop e Sintrascoopa realizaram no domingo, 30 de julho de 2023, a última Assembleia Intersindical dos Trabalhadores das Cooperativas do Paraná, marcando a conclusão das negociações coletivas para a campanha salarial 2023. A primeira no dia 16 de julho, foi realizada com trabalhadores das cooperativas: C.Vale, Cocari, Rodocoop e Aurora, onde 67% dos trabalhadores aprovaram o acordo, 31% negaram e 2% se abstiveram. 

Em 23 de julho de 2023, outros trabalhadores participaram de assembleias em suas respectivas cooperativas: Integrada, Lar, Nova Produtiva, Cocamar, Coopsoli e Coagru que tiveram 66% dos votos a favor do acordo, 28% contra e 6% de abstenção. Já neste domingo 23/07 foi a vez dos trabalhadores da Frimesa, Copacol, Cotriguaçu e Primato, com 70% dos participantes aprovando o acordo, 26% dos trabalhadores votaram contra o acordo e 4% tenham optado pela abstenção.

Durante as assembleias também aconteceu a votação da Convenção Coletiva de Trabalho, a ser fechada com a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e também recebeu a aprovação da maioria dos trabalhadores. Com 69% de aprovação, 29% de votos contrários e 2% de abstenção, sendo essa a etapa final da negociação.

A Convenção Coletiva de Trabalho e os Acordos Coletivos de Trabalhado conquistou reajustes nos diversos benefícios aos trabalhadores e o aumento salarial com ganho real, acima da inflação, representando uma importante vitória para os trabalhadores do setor. “Nós sabemos o quão difícil foi as negociações deste ano, vemos outras categorias não conseguirem nem o reajuste da inflação. Então considero sim que foi uma negociação vitoriosa para os trabalhadores das cooperativas no Paraná”, afirmou o presidente Mauri Viana Pereira. 

A aprovação em todas essas assembleias é um sinal claro da força da união dos trabalhadores e do trabalho eficiente dos sindicatos em defesa de seus interesses. Em um cenário de muitos desafios sociais, esse é um exemplo do papel fundamental empregado pelos sindicatos na busca por melhores condições de trabalho e na proteção dos direitos dos trabalhadores. “Através do diálogo, da representação e da luta pelos interesses da categoria, os sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa expressaram sua capacidade de negociação e sua importância para a classe trabalhadora. Agora, com as negociações coletivas concluídas com sucesso, os trabalhadores das cooperativas do Paraná já devem receber seus reajustes retroativos a junho 2023” encerrou Mauri.

Veja também