08 Dezembro, 2023

EX MINISTRO JOSÉ DIRCEU É ABSOLVIDO EM AÇÃO DA LAVA JATO

Juiz Fábio Nunes de Martino, inocentou o ex-ministro em processo que teve aceitação inicial de Sergio Moro. Segundo o Juiz, o Ministério Publico não conseguiu comprovar nenhuma prática ilícita contra Dirceu. 

Na última quinta-feira (7), o ex-ministro José Dirceu foi absolvido da denúncia por lavagem de dinheiro pela 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná. O juiz federal Fábio Nunes de Martino foi o responsável pela decisão. A ação havia sido aceita por Sergio Moro em fevereiro de 2018.

A decisão de Martino considerou que os registros de pagamento, com a emissão de notas fiscais e dedução de tributos, não configuram prática ilícita e não se relacionam ao crime denunciado. Esta reviravolta no caso marca um contraste com a decisão inicial de Sergio Moro, que, ao aceitar a denúncia em 2018, indicou a suspensão do processo por um ano, afirmando que analisaria o prosseguimento posteriormente.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2017 com base nos inquéritos da força-tarefa da Lava Jato, acusava José Dirceu de receber propina por meio de contratos com as empreiteiras Engevix e UTC, o não foi comprovado e que foi descartado pelo juiz do caso.

Veja também